Pesquisar este blog

sexta-feira, dezembro 21

Desarmamento para evitar tragédias e reduzir violência




O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu o desarmamento no Brasil para diminuir a violência e evitar massacres em escolas infantis, como a que ocorreram na última sexta-feira (14) no estado de Connecticut, nos Estados Unidos e, em 2011, no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro.
 
- Nada mais triste, nada mais absurdo do que tirar a vida daqueles cuja inocência é indiscutível - disse, em discurso ontem (19).
 
Sérgio Souza lembrou o referendo, ocorrido em 2005, sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições no Brasil em que 63,4% da população rejeitou a proposta do desarmamento. O principal argumento dessas pessoas, disse o senador, é o direito de defesa. Entretanto, ele acredita que devido à repetição de tantas tragédias nos últimos anos, a população deveria refletir sobre o tema novamente.
 
- Será que dificultar mais ainda o acesso às armas de fogo não representará redução das mortes por disparo? - indagou.
 
Para Sérgio Souza, a violência no Brasil merece mais atenção do que a dos Estados Unidos. O senador citou relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrando que, mesmo os Estados Unidos tendo um maior número de armas de fogo, o Brasil registrou, em 2010, um número de mortes por tiros 3,7 vezes mais alto do que aquele país.
 
- Diante de fatos tão lamentáveis, como as tragédias sem motivo que temos presenciado aqui no Brasil e em outros países indago se não é hora de iniciarmos a discussão sobre o desarmamento dos cidadãos no Brasil e no mundo - disse.
 
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se solidarizou com as famílias norte-americanas e concordou com a importância do debate sobre o tema.
 
- Acho que não devemos facilitar a venda de armas, porque normalmente elas acabam resultando em mortes, tais como as efetuadas nessa tragédia americana - afirmou.
 
Fonte: Senado Federal

Nenhum comentário: