Pesquisar este blog

sábado, abril 27

MPF denuncia por fraude 18 funcionários da prefeitura de Ijuí, RS

Servidores públicos são suspeitos de fraudar o Programa Bolsa Família

Secretária diz que município não pode ser responsabilizado por falha.

O Ministério Público Federal (MPF) em Santo Ângelo denunciou 18 pessoas por crime de estelionato para a obtenção irregular do benefício “Bolsa Família”, do governo federal. Todos eles são funcionários concursados da prefeitura de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o MPF, o procedimento foi instaurado após a denúncia de irregularidades veiculadas em um jornal local. Mais de 30 beneficiários do programa foram investigados pela polícia. Além da condenação dos responsáveis, o MPF busca na justiça a devolução aos cofres públicos dos valores indevidamente recebidos, que somam cerca de R$ 30 mil.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Ijuí, Neiva Agnoletto, os benefícios foram bloqueados quando as denúncias começaram a ser investigadas. Ela diz que o município não pode ser responsabilizado pelo dano, já que o cadastro no Bolsa Família é feito pelo próprio beneficiário.

O procurador da República Osmar Veronese salienta que as prefeituras devem ter mais cuidado ao fazer o cadastramento das pessoas que solicitam o benefício, concedido a famílias de baixa renda, cmo renda per capta de até R$ 140 mensais.

“Situações como essa apontam a necessidade de maior rigor e comprometimento das prefeituras com a colheita dos dados familiares que irão alimentar o CadÚnico. Embora o valor financeiro possa não ser exagerado, o que está em questão é a honestidade no trato com a coisa pública”, argumenta o procurador.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: