Pesquisar este blog

quarta-feira, maio 15

Cardozo diz que MP e polícia devem atuar juntos e não disputar entre si

Proposta no Congresso prevê exclusividade da polícia nas investigações.

Para Cardozo, país não precisa de entidades 'disputando corporativamente'.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quarta-feira (15) que o país precisa de polícia e Ministério Público "juntos" e não "disputando corporativamente". Ele fez o comentário enquanto falava sobre o andamento das atividades do grupo de trabalho criado para analisar a PEC 37, que prevê competência exclusiva da polícia nas investigações criminais. O texto é defendido por policiais e criticado por procuradores, uma vez que, se aprovada, impedirá o Ministério Público de executar diligências e investigações.

“Estou convencido de que o melhor para o país é um acordo que garanta um espaço institucional para a polícia, que garanta um espaço institucional para o Ministério Público, porque o que nós precisamos é dessas entidades juntas, investigando, combatendo a criminalidade, e não disputando corporativamente”, disse o ministro antes de participar de uma audiência pública no Senado Federal.

O grupo de trabalho foi criado no fim de abril pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com a finalidade de elaborar um texto que sirva de subsídio para a análise da PEC 37. Fazem parte da equipe quatro representantes do Ministério Público, quatro da polícia, um do Ministério da Justiça, dois senadores e dois deputados.

Cardozo disse que espera que até o final de maio o grupo conclua os trabalhos. “Temos até o fim deste mês para chegar a uma pactuação, e espero que se chegue”, afirmou. Henrique Eduardo Alves marcou para junho a votação da PEC 37 na Câmara.

Fonte: Site G1

Nenhum comentário: