Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 16

Operação no RS combate homicídios comandados de dentro de presídio


Facção é responsável por 50% das mortes no município nos últimos meses.
Duas mulheres que gerenciavam os crimes foram presas nesta manhã.

Cerca de 160 policiais participam de uma operação da Polícia Civil no Rio Grande do Sul  na manhã desta quinta-feira (16). O objetivo é desarticular uma quadrilha de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que é comandada por um detento de 24 anos do Presídio Central de Porto Alegre. Seis pessoas foram presas preventivamente, e quatro foram presas em flagrante, incluindo dois adolescentes que foram apreendidos.

Segundo a delegada, o homem cumpre pena por tráfico e comanda de dentro da penitenciária um grupo responsável por 50% dos homicídios em Guaíba nos últimos seis meses. A mulher dele, de 30 anos, e a cunhada, de 33 anos, são as pessoas que gerenciam os crimes. As ordens são dadas durante as visitas no Presídio Central e não pelo celular. Ele recebe a visita da companheira três vezes por semana.

"A repressão era necessária, pois a família do líder continuava ordenando mortes em Guaíba. Até o fim da operação terão mais presos", disse a delegada.

Além dos traficantes rivais, os familiares deles também eram alvos da quadrilha. O grupo também aliciava jovens para o crime organizado. Dois adolescente envolvidos com o grupo foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (16) e encaminhados ao órgão responsável.

A Polícia Civil cumpriu 30 mandados de busca. Na casa onde estava a cunhada do líder da facção no momento da prisão, foram encontrados mais de R$ 3 mil, que, segundo a delegada, reforça o envolvimento dela com o tráfico de drogas.

Esta é a terceira grande operação da Polícia Civil no Rio Grande do Sul em uma semana. No dia 9 de maio, 149 pessoas foram presas e 46 armas apreendidas em todo o estado em uma operação com objetivo de combater crimes de homicídio, tráfico de drogas, abigeato e crimes ambientais. Na terça-feira (14), 150 policiais civis realizaram uma ação para conter o tráfico de drogas na região Metropolitana que prendeu 13 pessoas, cumpriu 22 mandados de busca e oito mandados de apreensão de veículos.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: