Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 3

Justiça Restaurativa em debate

Dr. Marcelo Cabral, a intérprete, profª Fátima, Kai Pranis  e Ana Cláudia


Apesar da noite fria de ontem  o grupo que compareceu ao Evento sobre Justiça Restaurativa, promovido pelo Foro da Comarca de Pelotas, através da Central de Mediação e Conciliação e o Curso de Direito da UCPel,  aqueceu o ambiente do Auditório Central da UCPel, pela atenção demonstrada à fala da palestrante e, mais do que isso, pela  interlocução que pode ser realizada com a professora Kay Pranis.

A professora fez uma exposição interessante sobre Justiça Restaurativa, explanando a respeito dos círculos de justiça restaurativa, como um instrumento não só de solução de conflitos, mas de (re) conquista da paz.

Dr. Marcelo Cabral, a intérprete, profª Fátima, Kai Pranis  e Ana Cláudia

Centrou sua fala, inicialmente, sobre a Justiça Restaurativa Criminal, estendendo o alcance da mesma para outros tipos de conflitos sociais. Respondendo às indagações  de professores e alunos Kay  falou sobre as possíveis diferenças no processo de justiça restaurativa no Brasil e nos Estados Unidos. Referiu sobre a importância do papel das autoridades (juízes, promotores, prefeito municipal, vereadores) nos círculos de justiça restaurativa. Refletiu sobre a importância do resgate da autoestima das pessoas envolvidas em conflitos, através da concessão de 'poder' através da fala, do diálogo, da decisão sobre a maneira de 'solucionar' conflitos sociais que as envolvam.

Kaiy Pranis proporcionou aos que compareceram uma noite de 'luz' - conforme salientou o Dr. Marcelo Cabral - e certamente deixou inúmeras possibilidades de reflexão.

Nenhum comentário: