Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 29

Operação do MP do RS desarticula quadrilha suspeita de fraudar leilões

Oito pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 29, durante a Operação Lance Final, que desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar leilões em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Boa Vista do Buricá, Panambi e Santa Maria. A coordenação dos trabalhos é do Promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Ricardo Félix Herbstrith. Documentos que comprovam o esquema criminoso também foram recolhidos.

Segundo Ricardo Herbstrith, as investigações do Ministério Público tiveram início no final de 2012, após o encaminhamento, por parte da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), de notícia-crime sobre fraudes em leilões de bens públicos. “A partir daí começamos a trabalhar e verificamos que a informação tinha procedência e fomos apurando e vendo como os fatos aconteciam até chegar no dia de hoje com o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão”, explica. Conforme o Promotor de Justiça, o grupo criminoso não possuía um único líder. Todos trabalhavam juntos visando à obtenção de vantagens financeiras com a prática.

A quadrilha participava de leilões, principalmente os que continham máquinas agrícolas, tratores, ônibus e caminhões, realizando acertos, combinações ou ajustes entre os participantes para que os bens fossem arrematados por integrantes da quadrilha pelo valor de avaliação, o lance mínimo. Em seguida, eles realizavam um novo leilão, chamado por eles de “caixinha”, entre os interessados em adquirir o bem.

Com isso, os lances eram oferecidos no “caixinha” e não na Prefeitura. A diferença entre o valor arrematado pelo bem na Prefeitura (lance mínimo) e o valor de arremate no “caixinha”, era dividida entre os integrantes da quadrilha. Durante a realização do certame nas prefeituras, os integrantes da quadrilha abordavam interessados em arrematar os bens e comunicavam para que não oferecessem lances. Quando havia a negativa de ajuste ou combinação com algum licitante, os membros da quadrilha ofereciam lances apenas para aumentar o valor do bem e prejudicar o licitante que não aceitou a combinação.

Em alguns casos, na ausência de acerto, integrantes da quadrilha ofereciam lances e depois não retiravam o bem arrematado. Foram realizadas captações de imagens em municípios do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no momento em que os participantes da quadrilha realizavam o “caixinha”. A Operação, que vem sendo realizada há seis meses, conseguiu constatar a ação da quadrilha em pelo menos 12 municípios na região sul do país.

Fonte: Site MPRS

Nenhum comentário: