Pesquisar este blog

domingo, setembro 29

24 anos de Graduação


Há 24 anos esse foi um dia muito especial, marcando um momento feliz da minha vida: a  formatura na Faculdade de Direito da UFPel.

Éramos um grupo numeroso e heterogêneo. Num tempo em que a 'ideia' de turma era bem diferente da realidade hoje.

Descobrimos-nos integrando uma mesma 'turma' quase as vésperas da colação de grau. Isso, certamente, dificultou nossos encontros depois desta data. Foram poucos. Ao que me recorde, apenas dois.

Ainda assim lembro-me de muitos dos meus colegas. Com alguns poucos tenho contato ou notícias. De outros, esqueci.

 Os que me são presentes embelezam as recordações desse dia.

Sinto-me alegre hoje - melancólica, também - lembrando do “mise en scéne” no palco do Teatro Guarani. E sou capaz de ouvir a música que serviu de pano de fundo para nossa entrada triunfal no teatro - Coro dos Ferreiros, de Verdi. 

Ontem, em frente à  Faculdade,  no mutirão que organizamos para limpar a Praça, relembrei das tantas vezes em que ali estive, entre colegas e professores,  dividindo momentos de tensão e de alegria.

Ao final da tarde, e do trabalho de limpeza, vendo a Praça limpa, experimentei  sentimento de  gratidão àquele espaço que me acolhera um dia como estudante, e que hoje me recebe, diuturnamente, como professora.

Divido a alegria deste dia com os leitores do blog, os ‘amigos do face’ e, muito especialmente, com meus alunos da UFPel e da UCPel, para que sejam sempre entusiasmados e motivados; insistentes e determinados, e os aconselho a jamais esmorecer. Estejam certos de que, assim procedendo, serão recompensados.



Nenhum comentário: