Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 19

Notícias em Execução Penal

Detentos do maior presídio do Estado serão capacitados para qualificar preparo de alimento


Uma iniciativa que é inédita no País será levada a detentos do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), a maior penitenciária do Rio Grande do Sul, para capacitar presos e funcionários da unidade a fim de qualificar o preparo de alimentos. A ação acontece por meio do Projeto Cozinha Brasil, do Sesi, um trabalho que é desenvolvido em todo o Brasil, mas que no Rio Grande do Sul se tornou inédito em uma parceria firmada com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para levar a capacitação a detentos. A ação visa à qualificação profissional e ao aprimoramento da alimentação dos apenados. Conforme a coordenadora do Programa Sesi Cozinha Brasil, Rosângela Lengler, em quatro dias de aulas as nutricionistas do Sesi ensinam as melhores práticas para comprar, higienizar e evitar o desperdício de alimentos. Ao final, os detentos recebem certificados de participação. A projeção é que o melhor aproveitamento dos alimentos permita uma redução de 30% nos gastos com comida.

Projeto de Leitura em Penitenciárias Federais

A prática de estímulo à leitura em penitenciárias federais foi tema de debate na Biena do Livro em São Paulo na última quarta-feira(18). Com objetivo de discutir formas de dinamizar o uso de Pontos de Leitura doados pelo Ministério da Cultura e, também, apresentar o projeto que incentiva a instalação de bibliotecas nas prisões de todo o mundo - Projeto Uma Janela para o Mundo, da ONU,  estiveram reunidos representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Articulação Nacional.

Quatro penitenciárias federais - Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) - já demonstraram interesse em desenvolver ações de incentivo à leitura.
{Fonte: Agência Brasil}

Nenhum comentário: