Pesquisar este blog

sábado, agosto 21

Uso de tornozeleiras no RS - Só falta convencer os apenados

A Superintendência Estadual dos Serviços Penitenciários (Susepe) espera finalizar ainda nesta semana os ajustes técnicos que viabilizam a colocação de tornozeleiras eletrônicas em 200 presos do regime aberto. De acordo com a superintendência, além disso, é preciso convencer os apenados a usarem o equipamento, já que a lei que trata da questão ainda não foi regulamantada e que não é possível obrigá-los a deixar as casas de detenção com os modelos. A medida atinge apenados de casas prisionais da região Metropolitana e do Vale do Sinos.

A Susepe reafirmou que os presos selecionados têm comportamento considerado "exemplar". Segundo a empresa fabricante dos equipamentos, com sede em Pernambuco, qualquer tentativa de destruição da tornozeleira aciona um alarme na central de monitoramento dos detentos.

Um contrato emergencial firmado pelo Estado permitiu a locação dos equipamentos para os próximos 90 dias. Cada aparelho vai custar mensalmente aos cofres públicos R$ 500. O valor é inferior à atual média oficial de gasto por apenado em albergues, de R$ 700.
(Fonte: Rádio Guaíba)

Nenhum comentário: