45
pacotes, com 100 gramas cada, e25
litros de agrotóxicos foram apreendidos durante a operação.
pacotes, com 100 gramas cada, e25
litros de agrotóxicos foram apreendidos durante a operação.
Em vez de pacientes, uma ambulância da prefeitura de Santana do Livramento transportava agrotóxicos contrabandeados. Na manhã de ontem, o veículo foi flagrado por policiais federais durante a Operação Sentinela. Servidor da prefeitura há mais de 15 anos, o motorista – cujo nome foi mantido em sigilo pela Polícia Federal – acabou preso.
Os agentes faziam abordagens a cerca de 30 quilômetros na cidade, na rodovia Santana do Livramento-Dom Pedrito (BR-158), quando ocorreu o flagrante. A ambulância havia sido requisitada para buscar um paciente que receberia alta durante o dia em Porto Alegre.
Os produtos, adquiridos em Rivera, eram de origem uruguaia e chinesa. Estavam acondicionados em bolsas – a lei ambiental proíbe a importação de produtos químicos sem autorização. Segundo a Polícia Federal, a carga seria deixada na região de Cachoeira do Sul. Comprados no Uruguai, os agrotóxicos chegam a custar 10 vezes menos do que brasileiros.
–O problema maior é que são produtos altamente tóxicos. A embalagem dos agrotóxicos de origem chinesa é de qualidade inferior, pode romper muito fácil. É um risco muito grande se transportar dentro de uma ambulância, pode ficar resíduo do produto– diz o delegado Alessandro Lopes, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santana do Livramento.
Servidor corre risco de ser demitido de prefeitura
Autuado por crime ambiental, o motorista foi encaminhado ao Presídio de Livramento. Ele admitiu que transportava os agrotóxicos e inocentou a técnica em enfermagem que o acompanhava, conforme o delegado.
– Ambulância não levanta suspeita, despista – afirma Lopes.
Diante da apreensão, o prefeito Wainer Machado espera receber o registro da ocorrência policial para que seja instaurado um processo administrativo disciplinar. Dependendo do resultado da investigação que vai apurar a conduta do servidor, o motorista poderá ser demitido.
(Fonte: Zero Hora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário