Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 12

Questões de Direito Penal e Direito Processual Penal do Concurso para Juiz do TRF4ª Região

Confira abaixo as questões do concurso para provimeto do cargo de Juiz Federal Substsituto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, realizado no final do mês de agosto de 2010.

O gabarito está identificado pela cor azul da assertiva. A questão 31 foi anulada pela Comissão do Concurso.  (Fonte: Site Espaço Vital).


QUESTÕES DE D.PENAL E PROCESSUAL PENAL


19.  Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Poderá haver imposição de pena de multa por fato que lei posterior deixar de considerar crime.
II.    Segundo a jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal, a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
III.    A lei temporária, decorrido o período de sua duração, não mais se aplicará aos fatos praticados durante a sua vigência.
IV.    Considera-se praticado o crime no momento do seu resultado, ainda que diverso tenha sido o tempo da ação ou omissão que lhe deu causa.
V.    Para os efeitos penais, consideram-se extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.

(a)    Está correta apenas a assertiva IV.
(b)    Está correta apenas a assertiva V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
(
d)    Estão corretas apenas as assertivas II e V.
(e)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV e V.

20. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Fica sujeito à lei brasileira o crime ocorrido no estrangeiro contra o patrimônio da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil S.A.
II.    Crime comum praticado por brasileiro em território estrangeiro é punível por meio da aplicação da lei brasileira mesmo em caso de ter sido perdoado no exterior.
III.    A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena diversa imposta no Brasil pelo mesmo crime.
IV.    Aplica-se a lei brasileira aos crimes que por tratado o Brasil se obrigou a reprimir, ainda que o agente não entre no território nacional.
V.    As regras gerais do Código Penal não se aplicam às leis especiais que disponham de modo diverso.

(a)    Está correta apenas a assertiva I.

(b)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e V.
(c)    Estão corretas todas as assertivas.
(d)    Está incorreta apenas a assertiva I.
(e)    Está incorreta apenas a assertiva V.

21. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Estado de necessidade é causa legal excludente de ilicitude e coação moral irresistível é causa excludente de culpabilidade.
II.    Ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador ou conceito desfavorável emitido por funcionário público em apreciação ou informação que preste no cumprimento de dever de ofício são causas excludentes de ilicitude previstas expressamente na parte especial do Código Penal Brasileiro.
III.    É exemplo de excludente de ilicitude o abate de animal protegido pela lei ambiental quando realizado para saciar a fome do agente ou de sua família.
IV.    Inexigibilidade de conduta diversa é excludente supralegal de culpabilidade por definição doutrinária predominante que a considera implícita no ordenamento jurídico.
V.    Estrito cumprimento do dever legal é causa legal de exclusão da ilicitude.

(a)    Estão corretas todas as assertivas.

(b)    Está incorreta apenas a assertiva II.
(c)    Está incorreta apenas a assertiva III.
(d)    Está incorreta apenas a assertiva IV.
(e)    Estão incorretas todas as assertivas.

22. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Estar o ofendido sob a imediata proteção da autoridade é circunstância que sempre agrava a pena, quando não constituir ou qualificar o crime.
II.    O desconhecimento da lei é circunstância que sempre atenua a pena.
III.    A perda, em favor da União, de bem que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do ato criminoso, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé, é efeito automático da condenação.
IV.    A incapacidade para o exercício do pátrio poder, nos casos de crimes dolosos apenados com reclusão cometidos contra filhos, é efeito automático da condenação.
V.    Concorrer para a realização de crime mediante participação de menor importância sujeita às mesmas penas.

(a)    Está correta apenas a assertiva III.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas III e V.

 (c)    Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.
(d)    Estão corretas todas as assertivas.
(e)    Nenhuma assertiva está correta.

23. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    A Lei 9.613/1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro) não admite perdão judicial em nenhuma hipótese.
II.    É admitido o perdão judicial nos casos dos artigos 168-A do Código Penal (apropriação indébita previdenciária) e 337-A do Código Penal (sonegação previdenciária), em certas circunstâncias.
III.    É admitido perdão judicial nos casos de homicídio culposo e lesão corporal culposa, em certas circunstâncias.
IV.    Admite-se, conforme as circunstâncias, o perdão judicial no caso do delito previsto no artigo 176 do Código Penal, isto é, utilizar-se de serviço público de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento.
V.    Conforme as circunstâncias, a Lei 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) admite perdão judicial no caso de guarda doméstica de animal silvestre não ameaçado de extinção.

(a)    Está correta apenas a assertiva I.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e V.

(c)    Estão corretas apenas as assertivas II, III, IV e V.
(d)    Estão corretas todas as assertivas.
(e)    Nenhuma assertiva está correta.

24. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Inovar, artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito, constitui o delito de fraude processual, previsto no artigo 347 do Código Penal, sendo apenado com detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa.
II.    O delito de fraude processual, quando cometido com o objetivo de produzir efeito em processo penal, terá pena aplicada em dobro.
III.    Caso a inovação artificiosa seja realizada com o objetivo de produzir efeito em processo penal, as penas previstas para a fraude serão aplicadas em dobro mesmo que o processo penal ao qual se destina ainda não se tenha iniciado.
IV.    O favorecimento pessoal, na modalidade de auxílio à subtração à ação de autoridade pública autora de crime, previsto no artigo 348 do Código Penal, fica isento de pena se quem presta o auxílio é irmão do criminoso.
V.    Destruir ou danificar coisa própria não é crime mesmo quando se ache a coisa em poder de terceiro por determinação judicial ou contrato.

(a)    Está correta apenas a assertiva V.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.

(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e IV.
(d)    Estão corretas todas as assertivas.
(e)    Nenhuma assertiva está correta.

25. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Constitui crime funcional contra a ordem tributária, previsto na Lei 8.137/90, a conduta do servidor que, com violação do dever, exigir vantagem pecuniária para deixar de lançar tributo devido.
II.    Constitui crime de concussão, previsto no artigo 316 do Código Penal Brasileiro, o fato de o policial rodoviário exigir, para si, no exercício da função, vantagem pecuniária para deixar de lavrar auto de infração em desfavor de motorista que foi flagrado cometendo infração de trânsito.
III.    O servidor público que, com infração do dever funcional, facilita o descaminho ou o contrabando incide nas penas previstas no artigo 334 do Código Penal Brasileiro, na medida da sua culpabilidade, por participação ou coautoria.
IV.    Incide nas penas previstas no artigo 318 do Código Penal, que prevê o crime de facilitação do contrabando ou descaminho, o servidor que, com infração de dever funcional, facilita a prática de contrabando ou descaminho por terceiro.
V.    A corrupção passiva terá a pena aumentada se, em consequência da vantagem recebida, o funcionário retardar ou deixar de praticar qualquer dever de ofício ou o praticar infringindo dever funcional.

(a)    Está correta apenas a assertiva III.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas III e V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, e IV.

(d)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV e V.
(e)    Estão corretas todas as assertivas.

26. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Cabe recurso em sentido estrito da decisão que receber ou não a denúncia ou queixa.
II.    Cabe recurso em sentido estrito da decisão que concluir pela competência ou pela incompetência do juízo.
III.    Cabe recurso em sentido estrito da decisão que conceder ou negar a ordem de habeas corpus.
IV.    Cabe recurso em sentido estrito da decisão que ordenar ou não a suspensão do processo, em virtude de questão prejudicial.
V.    Cabe recurso em sentido estrito da decisão que decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade.

(a)    Está correta apenas a assertiva V.

(b)    Estão corretas apenas as assertivas III e V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
(d)    Estão corretas todas as assertivas.
(e)    Nenhuma assertiva está correta.

27. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Os autos originais de processo penal extraviados ou destruídos, em primeira ou segunda instância, serão restaurados. Existindo cópia autêntica, será considerada como original.
II.    As partes deverão ser citadas pessoalmente para a restauração dos autos. Não sendo encontradas, serão citadas por edital.
III.    Proceder-se-á à restauração na primeira instância, ainda que os autos se tenham extraviado na segunda.
IV.    Caso, no curso da restauração, apareçam os autos originais, estes serão apensados aos autos da restauração, nos quais continuará o processo.
V.    Até a decisão que julgue restaurados os autos, a sentença condenatória em execução continuará a produzir efeito, desde que conste da respectiva guia arquivada na cadeia ou na penitenciária onde o réu estiver cumprindo a pena ou de registro que torne a sua existência inequívoca.

(a)    Está correta apenas a assertiva IV.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e V.
(d)    Estão corretas todas as assertivas.

(e)    Está incorreta apenas a assertiva IV.

28. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Quando existir suspeita da existência do crime e indícios da autoria, a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem social ou da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, para assegurar a aplicação da lei penal ou para atender ao clamor público.
II.    A prisão temporária pode ser decretada, em caso de crime de extorsão (artigo 158 do Código Penal), quando útil para as investigações, pelo prazo de até 30 (trinta) dias.
III.    A prisão temporária pode ser decretada em caso de adulteração de produto destinado a fim terapêutico, o que consiste em infração ao artigo 273 do Código Penal, quando imprescindível às investigações, pelo prazo máximo de 5 (cinco) dias.
IV.    Quando o juiz verificar, pelo auto de prisão em flagrante, a não ocorrência de qualquer das hipóteses que autorizam a prisão preventiva, concederá liberdade provisória ao agente, depois de ouvir o Ministério Público.
V.    Qualquer do povo poderá prender em flagrante quem é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração.

(a)    Está correta apenas a assertiva I.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas I e IV.

(d)    Estão corretas todas as assertivas.
(e)    Nenhuma assertiva está correta.

29. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Nos crimes de ação pública, o juiz poderá proferir sentença condenatória, ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição, não podendo, nessa hipótese, reconhecer circunstâncias agravantes.
II.    Ao proferir sentença condenatória, o juiz fixará o valor máximo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
III.    Qualquer das partes poderá, no prazo de cinco dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
IV.    Na sentença o juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
V.    A sentença será publicada em mão do escrivão, que lavrará nos autos o respectivo termo, registrando-a em livro especialmente destinado a esse fim.

(a)    Estão corretas apenas as assertivas I e V.

(b)    Estão corretas apenas as assertivas IV e V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas III, IV e V.
(d)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e IV.
(e)    Estão corretas todas as assertivas.

30. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    O prazo previsto para término do inquérito policial, no Código de Processo Penal, é de 10 (dez) dias, se o indiciado estiver preso. Em caso de indiciado solto, é de 30 (trinta) dias.
II.    Quando se tratar de indiciado preso preventivamente, o prazo para término do inquérito será contado da data em que for executada a ordem de prisão, segundo o Código de Processo Penal.
III.    O prazo para término do inquérito em caso de crime contra a economia popular, na forma da Lei 1.521/1951, esteja o indiciado preso ou solto, é de 10 (dez) dias.
IV.    Em caso de indiciado preso por ordem da Justiça Federal, o prazo para término do inquérito é de 15 (quinze) dias, prorrogáveis por igual tempo.
V.    Em se tratando de tráfico ilícito de drogas, previsto na Lei 11.343/2006, o prazo para o término do inquérito é de 30 (trinta) dias em caso de acusado preso e de 90 (noventa) dias em caso de acusado solto, podendo os prazos ser duplicados por decisão judicial, ouvido o Ministério Público, se houver pedido justificado da autoridade policial.

(a)    Está correta apenas a assertiva I.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas II e V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV.
(d)    Estão corretas apenas as assertivas I, IV e V.

(e)    Estão corretas todas as assertivas.

31. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. (ANULADA)

I.    Segundo o Supremo Tribunal Federal, não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
II.    Segundo o Supremo Tribunal Federal, a proibição de liberdade provisória nos processos por crimes hediondos não veda o relaxamento da prisão processual por excesso de prazo.
III.    Segundo o Supremo Tribunal Federal, a citação do réu, como litisconsorte passivo, é obrigatória quando o Ministério Público impetra mandado de segurança contra decisão proferida em processo penal.
IV.    Segundo o Supremo Tribunal Federal, é relativa a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção.
V.    Segundo o Supremo Tribunal Federal, não se admite continuidade delitiva nos crimes contra a vida.

(a)    Está correta apenas a assertiva I.
(b)    Está correta apenas a assertiva IV.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V.
(d)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e IV.
(e)    Estão corretas todas as assertivas.


32. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I.    Em caso de crime praticado em organização criminosa, o prazo para encerramento da instrução criminal, estando o réu solto, será de 120 (cento e vinte) dias.
II.    Em caso de crime praticado em organização criminosa, o prazo para encerramento da instrução criminal, estando o réu preso, será de 60 (sessenta) dias.
III.    Nos crimes praticados em organização criminosa, a colaboração espontânea do agente que levar ao esclarecimento de infrações penais e à sua autoria determinará a redução da pena de um a dois terços.
IV.    Em qualquer fase da investigação será permitida a infiltração de agente policial na organização criminosa, mediante circunstanciada autorização judicial.
V.    A interceptação de comunicações telefônicas, segundo a previsão da Lei 9.296/1996, poderá ser autorizada inclusive nos casos de delitos punidos no máximo com pena de detenção.

(a)    Está correta apenas a assertiva IV.
(b)    Estão corretas apenas as assertivas I e V.
(c)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV
(d)    Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e IV.
(e)    Estão corretas todas as assertivas.

Nenhum comentário: