Polícia Civil define destino de delegacias móveis
Unidades ficarão em três DPs de Porto Alegre e na divisão de Comunicação Social
As quatro delegacias de polícia móveis que começam a funcionar nesta sexta-feira no Estado serão destinadas à 12ª DP (Zona Norte), 17ªDP (Centro), 20ªDP (Zona Sul) e para a divisão de Comunicação Social da Polícia Civil.
As unidades serão usadas durante operações policiais, fiscalização nas estradas e em grandes eventos. Os veículos do tipo motor-home têm capacidade para motorista e quatro passageiros, três guichês para atendimento ao público e registro de ocorrências, ar-condicionado, banheiro e cela, que pode ser usada em caso de prisões flagrante.
O veículo deslocado para a divisão de Comunicação Social da Chefia de Polícia será utilizado em eventos em todo o Estado
DP móvel estreia no Litoral Norte
Unidades montadas em micro-ônibus serão usadas em locais assolados pela violência e onde houver concentração popularUma unidade da Polícia Civil sobre rodas estará no Litoral Norte neste fim de semana. Será a estreia de uma das quatro novas delegacias móveis que a corporação recebe hoje em solenidade no Palácio Piratini.
Os equipamentos foram adquiridos pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Chegaram ao Estado no final de dezembro e serão entregues oficialmente nesta manhã pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao governador Tarso Genro.
As delegacias são montadas dentro de um micro-ônibus, com balcão de atendimento e cela em caso de prisão em flagrante. Serão usadas como equipamento auxiliar em operações policiais, em locais onde a polícia necessita estar mais próxima da população – como em comunidades assoladas pela violência – e também em eventos como a Expointer, a Festa da Uva e outras atividades de grande concentração popular.
Em caráter experimental, a primeira incursão da nova DP está prevista para Capão da Canoa, onde deverá também dar apoio a blitze nas estradas, abreviando deslocamento de policiais para registro de ocorrências de trânsito.
De acordo com o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Junior, outra vantagem da delegacia móvel é que ela sempre estará equipada e pronta para ser instalada, seja qual for o local do Estado. Ao destacar a novidade, Ranolfo lembrou que o projeto foi idealizado em 2007 pelo então chefe de Polícia Pedro Rodrigues, e foi aprovado pelo então ministro Tarso Genro.
Site: Jornal Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário