Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 25

Mapa da violência no RS: crimes crescem 42% em 11 anos


Com 21,8 mortes por 100 mil habitantes, Estado registra aumento superior à média nacional (1,9%) em razão do avanço do tráficoUm levantamento divulgado ontem evidencia um crescimento dos homicídios no Estado acima da média nacional. O Mapa da Violência 2011 aponta que, em 2008, a proporção era de 21,8 por 100 mil habitantes, quando o índice tolerável é 10 por 100 mil. Em comparação com 1998, o aumento foi de 42,1%, enquanto no país esse percentual atingiu 1,9%.

Apesar da escalada dos homicídios, o Estado caiu da 15ª para a 20ª posição no ranking nacional. Segundo o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor da pesquisa realizada em parceria pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, os números aparentemente contraditórios são explicados pelas performances de Estados das regiões Sudeste e Nordeste. São Paulo é o maior exemplo da contenção da violência no país. Entre 1998 e 2008, a taxa de homicídio por 100 mil habitantes despencou 62,4% – aquele Estado, que ocupava o quinto lugar entre os mais violentos, caiu para a 25ª posição, perdendo apenas para Santa Catarina e Piauí. O Rio de Janeiro também teve um bom resultado, com uma retração de 38,6%. Isso fez com que a média nacional diminuísse.

No Nordeste, por outro lado, os números dispararam. Estados como Alagoas e Bahia, que figuravam na parte de baixo do ranking, pularam para as primeiras posições.

Entre os jovens, alta foi de 50% no RS

Para o pesquisador em criminologia Juan Mario Fandino Marino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o delito está associado ao violento surto de tráfico que ainda assola o Estado. No Sudeste, iniciativas policiais conseguiram ampliar o cerco às drogas e reduzir os indicadores.
Fonte: Jornal Zero Hora

– Somente com políticas mais aprofundadas que aproximem a polícia da comunidade e melhorem as condições de vida da população poderemos contornar a situação – afirma Marino.

No Estado, a taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos cresceu num ritmo ainda maior do que a média nacional. A taxa por 100 mil habitantes subiu de 26,9 para 40,4 – um aumento de 50%. No Brasil, esse indicador foi de 10,9%. Para o autor da pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz, o incremento no número de homicídios como um todo no país é explicado pelo extermínio dos jovens. Segundo especialistas, essa faixa etária costuma estar no centro do processo de criminalização, inclusive no Estado, devido às altas taxas de desemprego. Muitos acabam entrando no mundo das drogas.
Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: