Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 6

Operação Cartola investiga fraudes em prefeituras do Estado




Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e agência de publicidade


Agentes da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual (Defaz), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), realizaram, na manhã desta quarta-feira (06/07), a Operação Cartola. A ação, que teve cerca de 10 meses de investigação, cumpriu 43 mandados de busca e apreensão em empresas e órgãos públicos de 11 municípios simultaneamente.

Segundo o titular da Defaz, delegado Joerberth Nunes, estão sendo investigados contratos de uma agência de publicidade com as Prefeituras de Viamão, Cachoeirinha, Alvorada, Osório, Tramandaí, Parobé, Canela e São Sebastião do Caí.

O delegado informou ainda, que a empresa de publicidade, localizada no centro da Capital, é suspeita de financiar campanhas políticas em troca de favorecimento de licitações públicas. O estabelecimento terceirizava os serviços licitados, superfaturando os contratos das empresas fornecedoras.

As prefeituras foram fechadas esta manhã para os policiais efetuarem as buscas, sendo apreendidos centenas de documentos, CPUs de diversos computadores e dinheiro nos estabelecimentos. A Polícia Civil estima um prejuízo de 30 milhões de reais desviados dos cofres públicos das prefeituras envolvidas, desde 2008. Os suspeitos na fraude são investigados por formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, fraude em licitações e sonegação fiscal.

De acordo com a polícia, cerca de 500 agentes em 160 viaturas participaram da ação. A Operação Cartola contou também com o apoio do Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas do Estado.

Fonte: Polícia Civil do RS

Nenhum comentário: