Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 31

Câmeras de segurança ajudam polícia no combate ao crime

No centro do Recife, o número de crimes diminuiu em mais de 40% depois que os policiais passaram a trabalhar com a ajuda da tecnologia

As câmeras de vídeo instaladas nas grandes cidades do país têm ajudado a polícia no combate ao crime. No centro do Recife, o número de furtos, roubos e agressões diminuiu em mais de 40% depois que os policiais passaram a trabalhar com a ajuda da tecnologia. Duzentas e trinta e sete câmeras que começaram a ser instaladas no ano passado agora registram tudo o que acontece na cidade. Este ano estão sendo instaladas mais 400 câmeras no recife. No ano que vem serão mais 1.100 câmeras.

A grande vantagem que este reforço virtual trouxe ao policiamento nas ruas foi a agilidade. Os crimes são monitorados e as informações são transmitidas em tempo real. Enquanto a vítima é atacada, a equipe de policiais que está mais perto é acionada. O deslocamento demora em média três minutos. Em 89% dos casos, os criminosos são presos.

Uma das imagens gravadas mostra um ladrão atacando a vítima com chutes. Sob ameaça, o homem tentou tirar a corrente do pescoço, mas foi o ladrão que abriu o fecho e levou a joia. Em outro exemplo, o assaltante atacou um homem com uma faca, mas ele reagiu e os dois caíram no chão. O ladrão não desistiu e, depois de esfaquear o rapaz, fugiu na companhia de outro bandido. Outras imagens mostram um adolescente e um menino de 11 anos agredindo e levando a carteira de um senhor.

A diferença desses três casos filmados no Recife é que todos esses bandidos foram presos.
Cento e vinte pessoas, com os olhos bem treinados, acompanham 24 horas por dia todas as ações suspeitas em nove bairros da cidade. Um policial experiente orienta os colegas que estão nas ruas sobre os passos dos bandidos. “A imagem vira uma prova material. A tecnologia vem para ser uma aliada permanente e multiplicar a ação da polícia", afirma o coronel Ricardo Fentes, coordenador do Centro de Monitoramento.

Em Feira de Santana, na Bahia, as imagens registraram o momento exato em que um assaltante chegou com uma arma e tentou invadir uma escola pública. O porteiro trancou a porta e, frustrado, o ladrão fugiu com a bicicleta do porteiro. Numa ação mais ousada, dois motoqueiros entraram armados em uma loja, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Eles renderam os funcionários e roubaram uma bolsa cheia de telefones celulares.

Fonte: Site G1

Nenhum comentário: