Alguns alunos me pediram para disponibilizar aqui no Blog o Conteúdo Programáico da disciplina de Criminologia da UCPel.
Atendendo aos pedidos, segue abaixo a discrição da disciplina.
Discrição da Disciplina de Criminologia
I – Ementa: Estudo e caracterização da Criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, voltada ao estudo dos contextos antropológicos, sociais e jurídicos do crime. Compreensão da co-responsabilidade social na eclosão do crime e dos mecanismos de dissuasão e prevenção dos ilícitos penais.
II – Objetivos da disciplina:
1) considerar a Criminologia enquanto ciência empírica e interdisciplinar;
2) estudar o crime a partir da pessoa do infrator, da vítima e do controle social, buscando compreender a etiologia do delito;
3) conectar os conhecimentos teóricos da criminologia à realidade
III - Conteúdo Programático:
1. Criminologia: conceito, objeto de estudo, método. Função.
2. Teorias Criminológicas;
3. Pesquisas Criminológicas;
4. Vitimologia.
IV - Metodologia - As aulas serão expositivo-dialogadas, procurando privilegiar o diálogo e outras estratégias que envolvam o aluno de forma a comprometê-lo com o seu aprendizado. Buscar-se-á realizar algumas ‘atividades de campo’ a serem programadas e agendas durante o semestre, de acordo com as disponibilidades dos agentes envolvidos – professor e alunos. Serão realizados, ainda, trabalhos individuais ou em grupo.
V - Avaliação: os alunos serão avaliados por sua produção individual ou em grupo, considerando todas as atividades realizadas em sala de aula ou fora dela, além dos instrumentos de avaliação, regulares e obrigatórios (provas escritas).
VI - Bibliografia Básica
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia jurídico penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos, 1993.
BECCARIA, Césare. Dos delitos e das penas. Trad. de Torrierri Guimarães. São Paulo: Hemus.
CRESPO, Aderlan. Curso de criminologia: as relações políticas e jurídicas sobre o crime. RJ: Elsevier, 2009.
CARVALHO, Salo. Antimanual de Criminologia.Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2008.
LOMBROSO, Cesare. O homem criminoso. Tradução de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: ed. Rio, 1983.
GAROFALO, R. Criminologia: estudo sobre o delito e repressão penal. Tradução de Julio Matos. São Paulo: Teixeira e irmãos, 1983.
FERNANDES, Antonio Scarance. O papel da vítima no processo criminal. São Paulo: Malheiros, 1985
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Trad. DeLigia M. Pondé Vassalo. Petrópolis, Vozes, 1977.
Nenhum comentário:
Postar um comentário