Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 27

Seminário discutirá proteção de direitos e cidadania LGBT


Será realizado na quinta-feira (29) o seminário Famílias pela Igualdade, que vai debater direitos relacionados à união de pessoas do mesmo sexo e avanços para a cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.

Entre os convidados para o evento estão a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; o ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF); o procurador regional da República da 2ª Região e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Daniel Sarmento; e representantes do grupo Mães pela Igualdade.

Experiência argentina

O seminário vai tratar, entre outros assuntos, da experiência da Argentina após um ano de aprovação da Lei do Matrimônio Igualitário. “Os desdobramentos positivos, especialmente nos campos social, cultural e econômico, servirão para reafirmar a necessidade de se debater a aplicação do princípio da isonomia a todos os cidadãos brasileiros, conforme proposto na PEC do Casamento Civil”, diz o coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).

Para discutir o assunto, foram convidadas as deputadas argentinas Vilma Ibarra e Silvia Augsburger e a juíza argentina Gabriela Seijas. No Brasil, o STF reconheceu, em maio deste ano, a união estável em relacionamentos homoafetivos.

O debate desta quinta-feira é o primeiro de um ciclo de três audiências que compõem o seminário. O evento está previsto para as 9 horas, no auditório Petrônio Portela, no Senado.

Exposição de fotografias

Também na quinta-feira, às 15 horas, será lançada a campanha Famílias pela Igualdade, que visa sensibilizar a sociedade sobre os atuais arranjos familiares por meio de exposição de fotografias de pais e mães de cidadãos LGBTs. A exposição foi inspirada no trabalho do fotógrafo e artista plástico francês JR, que recebeu em 2011 o Prêmio TED por seu trabalho na área de direitos humanos. A iniciativa foi organizada em parceria com a organização não governamental AllOut.org e com familiares de LGBTs.
A exposição está aberta para visitação a partir desta segunda-feira (26), no Espaço do Servidor (anexo 2 da Câmara).

Pré-estreia de filme

Ainda na programação do seminário, haverá a pré-estreia do filme Elvis & Madona, do diretor Marcelo Laffitte, que aborda a vida de uma família constituída por um travesti e uma lésbica. O diretor, a atriz Maitê Proença e o ator Igor Cotrim participarão da sessão, que está marcada para as 19 horas de quinta-feira, no auditório 1 do Museu da República.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: