Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 24

Ex-PM acusado de matar menino de 4 anos em julho de 2008 será julgado nesta quinta


O julgamento do ex-policial militar Elias Gonçalves, acusado de ser um dos responsáveis pela morte do menino João Roberto Amorim Soares, no dia 7 de julho de 2008, durante uma ação de PMs na Tijuca, zona norte do Rio, acontece às 13h desta quinta-feira (24) no 2º Tribunal do Júri da capital fluminense.

O menino de três anos morreu com um tiro na cabeça no carro em que estava com a sua mãe e o irmão de nove meses. O carro foi confundido com um veículo usado por bandidos.

A Justiça condenou o Estado a pagar R$ 900 mil de indenização por danos morais à família de João. Os policiais militares Willian de Paula e Elias Gonçalves foram indiciados por homicídio doloso qualificado. 

Willian de Paula foi condenado a sete meses de detenção em regime inicial aberto. (EQUÍVOCO)

Nesta quinta-feira acontece o julgamento do segundo PM, Elias Gonçalves.

Fonte: R7

Comentário meu: Há um equívoco na notícia, certamente. A pena imposta ao réu Willian de Paula não pode ser a que está descrita. O homicídio doloso qualificado (hipótese do artigo 121, parágrafo segundo do CPB) possui, como pena, a reclusão de 12 a 30 anos, em regime, inicial, fechado.  E, mesmo que se considerasse crime militar, e fosse aplicado o Código Penal Militar, a pena prevista para o homicídio doloso qualificado, em seu artigo 205, parágrafo segundo, é exatamente a mesma do Código Penal, ou seja, reclusão de 12 a 30 anos. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que tem estagiário, e em ritmo de férias, no Portal R7!!!

Julia Farias disse...

Professora, li no Jornal "O Dia" que o cabo foi absolvido pelo crime de homicídio doloso, por quatro votos a três, em julgamento em dezembro de 2008 no 2º Tribunal do Júri.
No entanto, ele foi condenado - a essa pena de sete meses em regime aberto,convertida em prestação de serviços à comunidade por 1 ano - por ter cometido, também, lesão corporal leve contra a mãe e o irmão do menino.
Segue o link: http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/pm_acusado_de_matar_menino_joao_roberto_e_julgado_nesta_quinta_feira_208240.html