Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 24

Variadas

Crescem apreensões de armas de fogo no Estado

A Divisão de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil (Diplanco) divulgou, na tarde desta quinta-feira (24/11), estatística sobre o número de apreensões de armas no Rio Grande do Sul.

Segundo a pesquisa, o total de apreensões no Rio Grande do Sul foi de 6.121 armas de fogo neste ano, entre revolveres, pistolas, carabinas, espingardas e outras armas artesanais, contra 5.562 em 2010.

Conforme a Diplanco, armas de alto poder de fogo, como fuzis e metralhadoras, tiveram um aumento de 50% e 66,67%, respectivamente, de unidades apreendidas.

Polícia Civil elucida sexto homicídio em São Leopoldo

A 3ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo concluiu e remeteu ao Foro de São Leopoldo Ato Infracional de Homicídio praticado por um adolescente de 17 anos, residente no Bairro Feitoria. A autoridade policial que conduziu a apuração, Alencar Carraro, afirma que foi o SEXTO Ato Infracional de Homicídio concluído e remetido pelo órgão Policial em 2011.

O adolescente fazia parte da Facção Criminosa "Os Manos", a qual atuava principalmente no Bairro Feitoria, em São Leopoldo e o Bairro Canudos, em Novo Hamburgo e foi desarticulada por sucessivas ações da Polícia Civil.

Carraro destaca que o adolescente é de classe média, tem ensino fundamental, cor branca, usa "roupas de marca" e fazia parte dos indivíduos que eram os responsáveis pela execução das vítimas, na maioria viciados e outros traficantes. O Adolescente está internado na FASE de Novo Hamburgo desde 15 de abril de 2011, após ser apreendido no Bairro Camprestre, no município de São Leopoldo.

Os crimes cometidos pelo adolescente, com auxílio da Facção Criminosa(mais de 15 homicídios e outros crimes graves) ocorreram desde meados de 2010 até fevereiro de 2011.

O Delegado destaca que o que chamou atenção no adolescente infrator é que o indivíduo possuía condições de estar afastado do crime, tinha uma família composta de pessoas de "bem", trabalhadoras, articuladas. O adolescente enveredou para o mundo crime confiando na impunidade, e querendo se transformar em um "quadrilheiro respeitável", mantendo o terror e o domínio no Bairro da Feitoria.

 O adolescente contava com o apoio de ou outro adolescente, de 15 anos, que também já está internado na Fase de Novo Hamburgo, filho de Paulo Marcio Duarte da Silva, o Maradona, o qual está preso em Penitenciária Federal.

A elucidação dos homicídios é a diretriz básica e principal do diretor da 3ª DPRM, Bolívar LLantada, sem esquecer da dura e contínua repressão ao tráfico de drogas que é quase sempre o fomentador desses crimes.

Fonte: Site da Polícia Civil do RS

Nenhum comentário: