Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 5

MP obtém condenação de funcionários públicos e advogados de Santo André


A Justiça de Santo André condenou à prisão os funcionários públicos Fernando Floriano e Josilene Rodrigues de Moraes e os advogados Francisco Bernardino Ferreira e Adriana Hernandes Ferreira Floriano, por formação de quadrilha, advocacia administrativa, supressão de documentos, inserção de dados falsos em sistema de informações e falsidade ideológica.

A sentença também decretou a perda do cargo público de Josilene, diante dos inúmeros delitos cometidos, considerados incompatíveis com o exercício da função.

De acordo com a denúncia, formulada pelos Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) - Núcleo ABC, Fernando e Josilene e os advogados Francisco e Adriana Ferreira montaram uma quadrilha para agilizar, de forma fraudulenta, a expedição de alvarás judiciais.

Segundo o apurado, Fernando e Josilene, escreventes técnicos judiciários que ocupavam função de confiança no Fórum de Santo André, valendo-se dessa facilidade, fraudavam o sistema de distribuição judicial para direcionar o encaminhamento de pedidos de alvarás judiciais para a 1ª Vara de Família e Sucessões, Ofício Judicial no qual exerciam funções de confiança, forjando uma distribuição por dependência inexistente. A partir do ingresso dos pedidos de alvará judicial naquele Ofício, eles inseriam dados falsos no sistema de informação da PRODESP e os processos tinham as folhas substituídas, para não levantar suspeitas quanto à fraude.

 Depois eles agilizavam a tramitação dos processos, cuidando para que a expedição dos alvarás acontecesse de forma mais rápida.

Assim que o dinheiro dos alvarás era levantado pelos advogados Francisco Bernardino Ferreira e Adriana Hernandes Ferreira Floriano, os processos eram destruídos. Josilene Rodrigues de Moraes foi condenada a 2 meses de detenção e a 14 anos e 5 meses de reclusão, além da perda do cargo público. Fernando Floriano foi condenado a 2 meses de detenção e a 16 anos e 6 meses de reclusão.

Os advogados Francisco Bernardino Ferreira e Adriana Hernandes Ferreira Floriano receberam pena de 8 anos de reclusão, cada um. Os escreventes judiciários Josilene e Fernando não poderão recorrer em liberdade e foram presos nessa quarta-feira.

 Fonte: Ministério Público de São Paulo

Nenhum comentário: