Pesquisar este blog

domingo, novembro 11

Os números do Mensalão(*)


Os incríveis números da ação penal 470, conhecida popularmente por  processo do mensalão, deixam  todos os brasileiros e, até mesmo os operadores do Direito mais experientes, impressionados com o tamanho do processo e em especial com os valores pagos aos principais defensores.

O processo está em tramitação no Poder Judiciário  há sete anos.

Tem 234 volumes e 500 apensos, formando um total de quase 60 mil páginas.

Os réus são 38, entre parlamentares, ex-ministros, dirigentes políticos, funcionários públicos, empresários, banqueiros, tesoureiros e assessores.

São acusados de 98 crimes, que incluem corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, formação de quadrilha, evasão de divisas e gestão fraudulenta – pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que demorou 5 horas para ler no plenário do Tribunal o texto da acusação.

O STF tem 11 ministros, sendo que dois deles, Joaquim Barbosa e Ricardo
Lewandowiski, atuam como Relator e Revisor do processo. O voto do Relator tem mais de mil páginas, e o do Revisor outro tanto.

Na defesa, atuam alguns dos principais advogados e juristas do País. Alguns deles, ex-ministros da justiça, como Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias. Ao todo, trabalham na equipe de defensores cerca de 150 advogados. Os honorários dos oito principais deles somam R$ 61 milhões.

(*)Dados colhidos de material recebido pelo aluno Júlio Viana (Direito UCPel ) através do Gabinete do Senador Pedro Simon.Muito obrigada Júlio, pela colaboração.

Nenhum comentário: