Pesquisar este blog

terça-feira, junho 25

Corrupção, crime hediondo.

Não assisti à fala da presidente Dilma Rousseff, mas pude ler as suas propostas porque fartamente difundidas pela mídia. Mesmo que alguns ditos sejam 'palavras ao vento', pelo menos num aspecto - e talvez sob fundamentos distintos - eu concordo com ela. Acho mesmo que os crimes relacionados à corrupção deveriam ser considerados hediondos. 

Se falham os mecanismos de controle administrativo, porque permeados pela corrupção, sobreleva o direito penal como um ramo que deve e pode dar a resposta efetiva. São esses os comportamentos contra os quais toda nossa indignação deve estar dirigida. Porque são esses os crimes que colocam diuturnamente em xeque os desígnios da República. 

Os crimes de colarinho branco, os praticados contra a administração pública, os de malversação do dinheiro público, os crimes fiscais, os praticados contra a ordem financeira atacam o estado democrático de direito. São esses os crimes que cooperam para que o Estado fracasse quanto a todas as garantias prometidas pela Constituição Federal – saúde, educação, moradia, segurança etc – e que submetem, diariamente, a todos nós a todo o tipo de violação e de violência.

Se o Brasil é uma República que tem por finalidade erradicar a pobreza, fazer justiça social e extirpar as desigualdades é justificável o endurecimento da legislação penal em relação a toda a criminalidade que inviabiliza aqueles propósitos. É nisso que deve se centrar o rigor da norma penal.

Nenhum comentário: