Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 26

Operação Pesadelo: condenada quadrilha que vendia e não entregava casas em Porto Alegre

Em 03 de janeiro de 2008, os quatro agora condenados foram presos durante Operação do MPComo resultado da Operação Pesadelo, desencadeada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal, cinco réus foram condenados pela juíza da 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Sarandi na última sexta-feira, 21.

 Eles foram sentenciados a penas que variam entre 13 e 20 anos de prisão pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha.  Segundo o Promotor de Justiça Especializada Criminal Flávio Duarte, que coordenou a operação e acompanhou o processo, “as altas penas aplicadas aos réus foram proporcionais à gravidade dos delitos praticados contra dezenas de vítimas, que, na época, se desfizeram de vários bens e valores em dinheiro para realizar o sonho da casa própria, frustrado pela ação dos acusados”.

  OS CRIMES  Entre setembro de 2005 e junho de 2006, a quadrilha anunciou em jornais de grande circulação em Porto Alegre o seu negócio: construção de casas populares a preços razoáveis com possibilidade de financiamento direto. As vítimas, seduzidas pelos anúncios, iam até os escritórios, onde eram recebidas pelos réus, que se revezavam no atendimento para dar a impressão aos ‘clientes’ de que se tratava de uma empresa sólida, confiável e de cunho familiar.

 A estratégia era envolver as vítimas para que firmassem contratos com eles e, consequentemente, pagassem pelas casas cuja construção havia sido contratada. Os valores eram pagos em moeda corrente nacional, mas a quadrilha também aceitava imóveis e veículos na troca. Em alguns casos, quando o pagamento não era realizado em uma única parcela ou à vista, os réus iniciavam, de forma bastante precária e simulada, a construção de parte dos imóveis contratados.

Dessa forma, iludiam as vítimas para que outras parcelas fossem pagas e, quando o suposto débito era quitado, os réus desapareciam. Eles foram denunciados pelo MP em 03 de janeiro de 2008.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul


Nenhum comentário: