Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 27

Justiça Militar aceita denúncia do MP contra bombeiros no caso Kiss

Pedidos de arquivamento feitos pelo MP também foram acolhidos pela juíza.
Sorteio nesta terça definiu quatro coronéis que acompanharão processo.

A Justiça Militar do Rio Grande do Sul aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público contra oito bombeiros no caso da boate Kiss por responsabilidades na tragédia que matou 242 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria. A decisão é da juíza Viviane Freitas, que presidirá o conselho que acompanhará o processo e o julgamento dos oficiais e soldados. Os pedidos de arquivamento feitos pelo MP também foram acolhidos.

Em sorteio realizado nesta terça-feira (27), exatamente 7 meses após a tragédia, foram definidos os quatro coronéis que farão parte do Conselho Especial de Justiça. Antônio Gilceu Souza, Fernando Grillo Moreira, Heitor Sá de Carvalho Jr. e Humberto Teixeira Santos acompanharão todas as etapas do processo.

No último dia 19, os bombeiros foram denunciados por fraudes durante a liberação dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs) e alvarás. No Inquérito Policial Militar (IPM), o órgão ainda concluiu que a conduta dos denunciados expôs pessoas ao risco, o que significa desprestígio à corporação.

Os oito bombeiros denunciados são: Moisés da Silva Fuchs, Daniel da Silva Adriano, Alex da Rocha Camillo, Gilson Martins Dias, Vagner Guimarães Coelho, Renan Severo Berleze, Marcos Vinicius Lopes Bastide e Sérgio Roberto Oliveira de Andrades. Segundo o MP, Fuchs exerceu a função de comandante do 4º CRB e Camillo foi chefe da Seção de Prevenção de Incêndios. 

Os outros cinco bombeiros exerciam a função de inspecionantes da mesma seção.

O IPM foi instaurado pela Brigada Militar na semana seguinte ao incêndio, ocorrido em 27 de janeiro deste ano, e durante quatro meses apurou as responsabilidades de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, tanto na questão da concessão de alvarás e fiscalização do Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) quanto no atendimento aos feridos no incêndio.


Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: