Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 29

Um mês após ocupação, moradores do Alemão temem volta do tráfico

Moradores também reclamam da falta de saneamento e limpeza nas favelas.
Criança tem o sonho de ver carros, ônibus e prédios dentro do Alemão.


A ocupação dos policiais e tropas militares no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, completou um mês nesta terça-feira (28). Após 30 dias, os moradores ainda estão apreensivos e temem o retorno dos traficantes à comunidade. Eles alegam que poucos agentes patrulham as favelas.

“Não existe nenhuma das cerca das 22 comunidades que não tenham a nossa presença. É bem difícil estar em todas as áreas ao mesmo tempo. Mas nós estamos circulando, sim”, defende-se o general Fernando Sardenberg.

Moradora acredita em futuro promissor para as crianças
Apesar da insegurança de alguns, a presença do policiamento é comemorada pela maioria. Uma moradora acredita que as crianças do Alemão podem ter um futuro mais promissor e livre do domínio do tráfico.

Ela torce para que nenhuma delas enfrente o drama de um de seus filhos, que luta contra o vício nas drogas em uma clínica de reabilitação. A moradora definiu o que os 30 dias de liberdade representam pra ela: “É a esperança da vida, viver a vida mais”, disse Denise dos Santos.

Há um mês, a Rua Joaquim Queiroz, uma das principais entradas do Conjunto de Favelas do Alemão, estava com uma cratera aberta por traficantes para impedir a passagem dos carros da polícia. O imenso buraco prejudicava a rotina dos moradores, que hoje vivem em situação diferente e já tem serviços na porta de casa, como a entrega de botijões de gás.

Apesar das melhorias, a falta de saneamento e limpeza ainda são alvos da reclamação dos moradores: “Tá sendo ótimo não ter que sair pra comprar gás. Ainda tá vindo mais barato”, disse uma moradora.

As crianças dizem que hoje se sentem mais à vontade para brincar. No entanto, elas têm o sonho de prédios, ruas e ônibus circulando pelo conjunto de favelas do Alemão.

“Prédios, ruas, ônibus passando que nem lá embaixo. Queria que aqui mudasse tudo.”, revelou o menino Jonatan, de 9 anos.

Secretário promete melhorias para a região
O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, argumenta que ainda tem muito o que fazer para mudar a realidade dos moradores do Alemão.

“Eu acho que o grande e definitivo passo foi dado. As outras questões, a sociedade, ela aos poucos vai ter que se rearranjar, dentro dessa nova realidade”, disse Beltrame.
Fonte: Site G1

Nenhum comentário: