Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 15

Operações da Polícia Federal em apenas dois dias resulta na apreensão de drogas e na detenção de traficantes:

 
Em Ponta Porã, apreensão de uma tonelada de maconha


Policiais federais da Delegacia de Ponta Porã apreenderam na noite da quarta-feira, 9, aproximadamente uma tonelada de maconha em dois veículos, nas saídas das cidades de Guia Lopes da Laguna e Bela Vista.

Segundo a PF, diversas denúncias foram feitas envolvendo três veículos, um GM/Corsa Classic prata, uma Saveiro e um Voyage. Após os policiais federais presenciarem uma reunião dos envolvidos, os suspeitos, sem perceberem que estavam sendo seguidos, se dirigiram para o Paraguai para preparar o transporte da droga. As diversas equipes foram então posicionadas nas estradas para abordarem esses carros. Os policiais federais localizaram, no final do dia, o Voyage conduzido por M.L.X, 35 anos, na BR-060, na saída de Guia Lopes da Laguna. A Saveiro e o Corsa Classic foram apreendidos na MS 384, saída da cidade de Bela Vista, próximo à fronteira do Paraguai.  M.P.S, 33 anos, conduzia a Saveiro e o indígena V.P.L., conduzia o Corsa Classic, com C.B.F., 35 anos, ao lado. 

O Corsa conduzido por V. servia como “batedor”, enquanto a droga seguia atrás, nos outros veículos. O entorpecente foi localizado no porta-malas do Voyage e na carroceria da Saveiro, após breve vistoria.
     
Com exceção de M.L.X., todos os demais já tinham sido presos por tráfico de entorpecente anteriormente.  O indígena ainda comentou aos policiais que havia sido solto em fevereiro do ano passado e estava sendo preso novamente em fevereiro.

Todos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã, onde foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e encontram-se detidos à disposição da Justiça.


Apreensão de Haxixe proveniente do Paraguai

A Polícia Federal prendeu no dia 09 de fevereiro, em Dores do Indaiá/MG, três jovens  que teriam trazido, da região de Coronel Sapucaia no Mato Grosso do Sul, cerca de 13 quilos de haxixe e um revólver calibre 38. A droga estava escondida no tanque de combustível de um GM Caravan com placas do Mato Grosso do Sul.

Segundo as investigações da Polícia Federal, um dos jovens teria ido até a região de fronteira para buscar a droga, enquanto os outros dois seriam responsáveis pela sua encomenda.

A ação policial começou na noite de terça-feira, 08, quando agentes da Polícia Federal identificaram os suspeitos, realizaram a abordagem, mas não conseguiram encontrar o carro onde estaria escondida a droga. Assim os suspeitos foram liberados. Já na manhã de quarta-feira, com o auxilio da Polícia Militar e de uma rádio do município de Dores do Indaiá, os agentes deram inicio a uma intensa procura ao veiculo. Uma pessoa não identificada ligou para a rádio e informou onde estaria escondida a Caravan. Os policiais, de acordo com as investigações anteriores, já sabiam que os responsáveis eram os rapazes abordados na noite anterior. Ao encontrarem o veiculo os policias também localizaram os homens, que confessaram a participação no trafico interestadual de drogas.

A Polícia Federal vem identificando um aumento no consumo de haxixe, droga que é fabricada com a resina obtida da cannabis sativa, tendo uma concentração maior de THC (tetrahidrocanabinol), princípio ativo da maconha, o que gera um efeito mais potente que o simples cigarro de maconha. Além disso, a PF alerta que o perfil de usuários de haxixe é o mesmo dos consumidores de drogas sintéticas como LSD e ecstasy: pessoas com alto poder aquisitivo.

Os presos foram ouvidos e encaminhados à Penitenciária Nelson Hungria, onde ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas, podendo ser condenados à pena de 5 a 15 anos de reclusão.


Operação Alegoria: apreensão recorde de crack


A Operação Alegoria desencadeada pela Polícia Federal desde o dia 15 de janeiro em Natal, resultou na tarde da quarta-feira, 09, na prisão em flagrante de um comerciante goiano de 27 anos e um motorista mato-grossense, 45 anos e na apreensão recorde de 161 kg de crack, a maior da história feita pela PF em solo potiguar.

Com a proximidade do carnaval os policiais federais intensificaram a fiscalização junto ao setor hoteleiro da capital visando reprimir o tráfico de substâncias entorpecentes. Durante o desenrolar das investigações dois homens que estavam hospedados em um hotel da zona leste da cidade passaram a ser observados, pois no estacionamento chamava atenção uma picape Ford F-250 carregada com dois grandes tonéis plásticos comumente utilizados para o armazenamento de produtos químicos. Como o veículo estava completamente sujo de barro e a placa era do Estado de Goiás, os policiais deduziram que para chegar no RN muito provavelmente aquele carro havia percorrido estradas não pavimentadas como forma de evitar possíveis abordagens policiais nas BRs.

A suspeita aumentou mais ainda quando a PF checou o nome dos dois hóspedes e descobriu que um deles já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas em Mato Grosso. Um outro fator que também provocou desconfiança foi que a dupla se identificou no estabelecimento na condição de “turista”, porém estranhamente ficou o tempo todo trancada no apartamento.

Diante das evidências, os policiais após uma longa espera resolveram abordar os acusados, os quais durante uma rápida entrevista se mostraram surpresos e visivelmente nervosos.

Indagados o que faziam na cidade e o que levavam dentro dos tonéis na carroceria da picape eles não apresentaram respostas convincentes, por isso foram convidados a se deslocar até o estacionamento, mas antes que chegassem ao local confessaram que transportavam droga.

Imediatamente conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal lá os recipientes foram abertos e encontrados no seu interior 151 tabletes de crack enrolados em fita plástica e misturados a uma grande quantidade de milho e sal, uma tentativa de provavelmente disfarçar o odor característico da droga.

Além do crack e do veículo, com a dupla também foram apreendidos R$ 14.520,00  em espécie, máquina fotográfica, GPS, ferramentas, notebook e aparelhos celulares.

Autuados com base na Lei 11.343/2006 os acusados estão recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Pirangi à disposição da Justiça.


Espanhol preso por tráfico de drogas em  Foz do Iguaçu 


Dia 10 de fevereiro a Polícia Federal prendeu um espanhol acusado de cometer o crime de tráfico internacional de drogas em Foz do Iguaçu, onde tentava embarcar para Guarulhos/SP e conexão para Bilbao na Espanha, quando foi abordado por agentes federais devido ao nervosismo excessivo que apresentava.

Durante entrevista com os policiais o indivíduo acabou confessando que estava transportando dentro do estomago cerca de 30 cápsulas de cocaína, que entregaria na Espanha.

Encaminhado inicialmente ao Hospital Municipal para os exames de praxe foi submetido a uma tomografia computadorizada, uma vez que a radiografia não acusou a existência da droga, pois se tratava de cocaína em gel.

Após esses exames o individuo foi encaminhado ao Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu – CDR, onde aguarda o efeito da medicação para expelir as cápsulas da droga.

Fonte: Informações do portal da Polícia Federal  

Nenhum comentário: