Tramita na Câmara o Projeto de Lei 19/11, do deputado Maurício Rands (PT-PE), que cria juizados de instrução criminal. Pela proposta, esses juizados julgarão infrações penais com pena inferior a 10 anos. Só poderão ser objeto de apreciação e julgamento, de acordo com o projeto, condutas já definidas como crimes e com penas previstas.
Os juizados de instrução criminal deverão reunir, em um único espaço físico, Polícia Judiciária, Defensoria Pública, Ministério Público e juiz.
Para Rands, uma vez que as atividades dessas instituições e da magistratura são interligadas e complementares, "nada mais óbvio que criar um sistema em que todos, em um mesmo espaço físico, possam desempenhar o seu papel".
O projeto determina ainda que o modelo de implementação e funcionamento dos novos juizados seja definido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Ministério da Justiça.
Morosidade da Justiça
De acordo com o deputado, o objetivo da medida é dar mais celeridade ao julgamento dos processos. "Uma das causas da violência vigente no País é a morosidade da Justiça", observa.
Na avaliação de Maurício Rands, "se a certeza da punição célere e eficaz fosse perceptível pela sociedade, seguramente teríamos uma redução nos índices de violência".
Tramitação
A proposta ainda não foi distribuída às comissões.
Íntegra da proposta:
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário