Pesquisar este blog

sábado, março 26

PMs teriam agredido estudante negro. Violência racial?


Um estudante negro teve de deixar Jaguarão, no sul do Estado, na noite de quinta-feira devido a ameaças que teriam partido de policiais militares. Hospedado na casa de um advogado na Capital, Hélder Souza Santos, 25 anos, quer voltar para a Bahia, onde nasceu.

Hélder diz que foi abordado por PMs na saída de uma festa para escolha do Rei Momo do Carnaval de Jaguarão, em 5 de fevereiro. Durante a revista, ao ser chamado de “negão”, ele perguntou se o policial era racista. Isso teria servido como estopim para que os agressores o atingissem com golpes de cassetete e o algemassem.

No dia seguinte, Hélder registrou queixa por racismo e agressão na Corregedoria da Brigada Militar e na Polícia Civil. A história se espalhou e uma rádio local obteve uma entrevista com a vítima. Em algumas semanas, Hélder recebeu duas cartas que o ameaçavam se não ficasse quieto. A Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e a Unipampa, onde o universitário cursa o terceiro semestre de História, o tiraram da cidade.

De acordo com o coronel Flávio Lopes, do Comando Regional da BM de Pelotas, um capitão lotado em Jaguarão é o responsável pelas averiguações, que estão em fase de conclusão.
Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: