Pesquisar este blog

terça-feira, junho 7

Operação Comodoro II: polícia federal fecha o cerco ao descaminho


Na manhã de hoje, 07, a Polícia Federal deflagrou a Operação Comodoro II, dando cumprimento a mandados de busca e mandados de prisão de criminosos que atuavam no comércio de mercadorias descaminhadas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que envolve também o Paraguai e o Uruguai

Dentre os envolvidos nos grupos criminosos havia 2 servidores públicos municipais e 1 policial militar, quel dava apoio aos contrabandistas e recebia propina da organização criminosa a fim de facilitar a passagem do contrabando através da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.  Apesar de os servidores públicos não se valerem da função para facilitar o crime, faziam do contrabando a sua segunda fonte de renda.

As organizações criminosas atuavam nas cidades de Santana do Livramento/RS, Bagé/RS, Santa Maria/RS, Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Rosário do Sul/RS, Frederico Westphalen/RS, Dionísio Cerqueira/SC, Foz do Iguaçu/PR e Francisco Beltrão, inclusive um dos grupos trazia cigarros oriundos do Paraguai para serem distribuídos na fronteira do RS com Uruguai e também remetidos para o Uruguai, principalmente Montevidéu.

No decurso das investigações, constatou-se que as Operações Comodoro II (Santana do Livramento) e Loki (Dionísio Cerqueira) possuíam investigados em comum. A partir daí passou a haver o compartilhamento das investigações. Nesse caso foram expedidos, ao todo, 41 mandados de prisão, desses, 05 dizem respeito a alvos da Operação Comodoro II, mas optou-se de fazer uma única representação, além de uma prisão em flagrante no dia de hoje. Foram expedidos 11 mandados de busca em Santana do Livramento.

Durante as investigações da Operação Comodoro II, foram apreendidos 1.025.600 mídias virgens (CDs e DVDs virgens utilizados para pirataria), 36.500 pacotes de cigarros, 1.240 garrafas de bebidas alcoólicas, 05 caminhões e 21 carros, além de terem sido presas em flagrante 38 pessoas.

O valor estimado de bens apreendidos (mercadoria e veículos) durante as investigações supera a quantia de R$2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais).

Durante o cumprimento dos mandados judiciais na manhã de hoje, em que participaram 224 policiais federais e 36 policiais da Força Nacional de Segurança Pública que se utilizaram de 66 viaturas, foram realizadas 5 prisões em flagrantes.

Fonte: Agência de Notícias do DPF

Nenhum comentário: