Pesquisar este blog

domingo, junho 5

Roubo de carros: nova radiografia aponta para o recrudescimento da prática delituosa


Volta com força total, nos últimos meses no Rio Grande do Sul, a prática de roubo de veículos. Nos anos 90 o Estado experimentou diminuição nesse tipo de delito em decorrência de uma ação mais intensa por parte da Brigada Militar.

Pois com a diminuição das abordagens feitas pela polícia militar, o roubo tem recrudescido nas cidades gaúchas, dentre elas Caxias do Sul e Porto Alegre, que registram o maior crescimento.

A Polícia Civil do Estado está se mobilizando para uma ação ofensiva emergencial, a fim de contribuir para que os motoristas gaúchos não venham a ser abordados de forma violenta pelos criminosos, geralmente com arma de fogo, e tenham seus carros subtraídos.

De janeiro a abril, 1.999 motoristas tiveram de entregar seus carros a bandidos em Porto Alegre, em geral, sob ameaça de uma arma de fogo apontada contra si. Dos sete roubos com morte este ano na Capital, três aconteceram durante ataques a motoristas.

Neste ano, foram 296 casos a mais do que no primeiro quadrimestre do ano passado – em média, 16 carros roubados por dia, três acima do registrado no mesmo período de 2010 – representa um aumento de 17,3%.

Leia matéria completa no Jornal Zero Hora


Comentário meu:

Para os leitores iniciantes nos estudos de Direito Penal vale esclarecer que o crime de roubo está previsto no Código Penal Brasileiro, em seu artigo 157, assim dispondo:
Subtarir coisa alheia móvel, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la , por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Pena - reclusão de 4(quatro) a 10(dez) anos.
No mesmo tipo penal, há previsão de majoração da pena - parágrafo segundo, inciso IV - quando se tratar de subtração de  veículo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior, que  a eleva de um terço até a metade.

Nenhum comentário: