Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 9

Detido pela Polícia Civil de Pelotas um cracker acusado de participar do esquema de invasão dos sistemas da OI


Agentes da Delegacia de Polícia de repressão contra o patrimônio dos serviços delegados (DRCP), do DEIC, coordenados pelo Delegado Volnei Fagundes, a partir de investigações, cumpriram um mandado de busca e apreensão no município de Pelotas nesta tarde (09/08).

Na casa do indivíduo, foram encontrados equipamentos que permitiam o acesso ilegal aos sistemas da Empresa Oi. Conforme o Delegado Volnei, o detido desbloqueava celulares para ligações internacionais e nacionais gratuitas. Foram encontrados, ainda, pelos agentes da DRCP, 1000 (mil) chip's de telefones celulares na residência do suspeito.

O indivíduo foi ouvido na DPPA por volta das 18hs. mas não foi preso, porque não foi detido em flagrante delito, já que não operava, no momento da detenção, sistema de telefonia.

O caso:

Ontem, 08 de agosto, agentes da Polícia Civil da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados (DRCP) do Deic gaúcho prenderam um homem de 25 anos pelos crimes de Estelionato, Interrupção do serviço de Telefonia e Venda de dados sigilosos. Leia postagem aqui no Blog.

De acordo com o Delegado Volnei Fagundes, o homem, qualificado tecnicamente como um "Cracker", vendia dados sigilosos de clientes da empresa Oi para terceiros, comercializava clandestinamente chips de celulares capazes de realizarem chamadas internacionais gratuitas e celulares sem identificação do número. Nesse fim de semana (07/08), o homem usando de uma técnica conhecida como força bruta, quase interrompeu o serviço de telefonia da empresa.

O delegado afirma que a Delegacia recebeu a notícia do crime na sexta-feira (05/08) e após investigações que ocorreram durante todo o fim de semana, os agentes entraram na residência do suspeito nesta tarde (08/08), com a autorização judicial de busca e apreensão. Dentro da casa, os policiais civis encontraram computadores conectados às áreas restritas da empresa Oi. A manipulação era feita por meio de uma senha Master, uma senha gerencial capaz de modificar os chips e dados dos clientes. O homem, que não é funcionário da empresa, teve o flagrante lavrado na DRCP. A empresa fará uma auditoria interna para levantar o montante do prejuízo.

Ainda nesta tarde, em um desdobramento da ação anterior, os policiais da DRCP se deslocaram ao Centro da Cidade, na rua Duque de Caxias, onde havia uma central clandestina de telefonia. No local, foram encontrados diversos equipamentos e centenas de chips de celulares. A central fornecia o serviço gratuito de telefonia a pessoas que serão, agora, identificadas e responsabilizadas.

Fonte: Site da Polícia Civil

Nenhum comentário: