Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 3

Projeto DEFENSA - Assessoria Criminal



DEFENSA - Assessoria Criminal é o novo Projeto de Extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Sob a coordenação da Profª Inezita Silveira da Costa, e Co-Coordenação do Profº Bruno Almeida, o projeto foi apresentado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

Destinado ao treinamento da atividade forense na área criminal, preparando os alunos para a prática penal por meio da elaboração de peças processuais úteis à prestação de assistência jurídica, o projeto busca aliar prática à teoria, promover acesso à justiça para a populção hipossuficiente de Pelotas e consolidar o processo de humanização do estudante de Direito frente ao contexto social em que está inserido, e ao seu papel de elemento transformador da realidade.

O DEFENSA é uma assessoria jurídica, com ênfase na ciência criminal, visando a consolidação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno no ensino superior que assimila o saber sistematizado, constrói a partir deste um novo saber e, por fim, materializa esse conhecimento através das atividades de extensão.

O Projeto contribui para a formação do aluno e beneficia a comunidade hipossuficiente  - que não pode contratar advogado - e que será beneficiada pela atuação dos alunos, como defensores, orientados e acompanhados por seus professores da área específica, consolidando, assim, o  direito de cidadania desta parcela da comunidade.

 Ressalte-se que, conforme o projeto, o exercício da cidadania não se limita à representação judicial por meio do assistencialismo, mas sim em proporcinar  ao cidadão a liberdade  de conhecer os seus direitos e deveres para, então, exigi-los de forma justa e igualitária.

Focado no atendimento  à comunidade pelotense, no Prédio do Serviço de Assistência Judiciária da UFPEl, os alunos estagiários serão divididos em duas turmas, prestarão atendimento em turnos e dias diversos, na área criminal, sendo responsáveis pela orientação e supervisão dos casos os professores de Direito Penal e Processual Penal da Faculdade de Direito.

Integram o DEFENSA, além dos coordenadores, os professores Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas, José Fernando Gonzalez e Daniel Brod Rodrigues de Sousa, além da acadêmica quintanista, Larissa Volrath Bento.

3 comentários:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Professora,

Se interessar para uma postagem ou discussão com alunos, um tipo de procedimento que alguns delegados começam a adotar, baseado em recente doutrina desenvolvida acerca da análise dos elementos do conceito analítico de crime:

Despacho fundamentação de não-lavratura de APF - https://docs.google.com/document/d/1AlHYaQTV_rh-nU3il87LjD0AOYfmKrRKmfeb8fkZ6ME/edit?hl=en_US

Renê B. Johann Jr. disse...

Que boa ideia!
Parabéns aos organizadores pela iniciativa.

Maria Cecília Isaacsson disse...

Ótima idéia!
Está fazendo falta na cidade algum grupo que busque suprir essa deficiência. Apoio o projeto! :)