Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 24

Documentário Leite e Ferro: estreia em São Paulo e no Rio de Janeiro


O documentário “Leite e Ferro”, um filme sobre amamentação, sexo, drogas e religião no cárcere, estreia dia 25 de novembro em todo pais nos Cinemas Unibanco.

“Leite e Ferro”, o primeiro longa da diretora Cláudia Priscila, produzido por Kiko Goifman e Jurandir Muller, registra com delicadeza a maternidade na prisão. O documentário tem como cenário o Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP), uma instituição em São Paulo que abrigava mulheres em fase de aleitamento após darem a luz. Mães e bebês ficam juntos atrás das grades, mesmo que por pouco tempo, já que depois de quatro meses a criança vai para outra pessoa da família, a uma instituição ou é adotada, às vezes até de maneira ilegal.

O documentário, premiado como melhor documentário e melhor direção de documentário em 2010 no Festival de Paulínia, também discute a contradição das emoções. Por um lado a maternidade é vista como um momento de plenitude na vida das mulheres, por outro a situação limite do encarceramento e da exclusão. Nesta narrativa uma personagem se destaca e conduz a história. Trata-se de Daluana, apelido que recebeu após se envolver e ter um filho com o “famoso” criminoso Da Lua. Traficante desde os 10 anos, Daluana, hoje na casa dos 40 anos, cresceu na rua e passou por diversas instituições carcerárias. Aos 14 anos teve sua primeira filha, e esta é a segunda vez que está no CAHMP para amamentação, a primeira foi em 2000.

Daluana e suas colegas são registradas de uma forma diferente pela diretora, com uma intimidade de roda de comadre. Assim surgem relatos e discussões, muitas vezes ditas com bom humor, sobre o prazer de amamentar, sexo, fidelidade, violência policial, amor, tráfico, drogas e religião. As filmagens do documentário aconteceram durante um mês do ano de 2007, na instituição onde se encontravam 70 mães e 70 crianças. O CAHMP foi fechado há quase dois anos e as presas, realocadas em centros hospitalares.

“Leite e Ferro” estreia dia 25 de novembro em São Paulo, na sala 04 do Unibanco Arteplex Frei Caneca, com sessões às 15h e 20h20, e dia 02 de dezembro no Rio de Janeiro; em Porto Alegre, Santos, Belo Horizonte e Salvador as datas de estreia ainda não foram confirmadas.

Sinopse: O documentário revela o dia a dia das prisioneiras de um Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP). Através de depoimentos das detentas, o espectador entra em contato com realidades diferentes, mas muitos pontos em comum, como aqueles relacionados a drogas, sexo, violência, criminalidade, relacionamentos e maternidade. Entre os personagens reais, a prisioneira Daluana, traficante desde dos 10 anos de idade e hoje casada aos 40, revela detalhes de sua trajetória no mundo do crime e das prisões, detalhes também revelados por outras presas. 

Nenhum comentário: