Surpreendido pelo alto índice de encarceramento de traficantes, o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, promete implementar um antigo projeto seu: a criação de unidades prisionais especiais para abrigar usuários presos por também vender drogas.
– Nas viagens que faço pelo Interior tenho notado que, em cidades médias, o índice de presos por tráfico é alto. Em alguns locais, é de 70%, mas o número médio do Estado (40%) é bem alto também – ponderou o secretário.
Michels prometeu cobrar da Superintendência dos Serviços Penitenciários a conclusão de um projeto para a construção de penitenciárias regionais, para cerca de 500 detentos dependentes químicos, na prancheta desde meados de 2011.
– A ideia não é colocar ali criminosos que vivem do lucro das drogas, mas usuários que traficam para sustentar a dependência. É preciso acompanhamento médico e psicológico – diz.
Sem recursos para o empreendimento em 2011, o governo do Estado deve buscar recursos para a construção de pelo menos uma unidade em 2013. O dinheiro poderá vir do governo federal.
Fonte: Jornal Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário