Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 2

Mensalão: sessão é encerrada após leitura do relator

Crédito: Nelson Jr. / SCO / STF / CP

O primeiro dia do julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) terminou com a leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa, pouco depois das 19h30min desta quinta-feira.

O julgamento será retomado às 14h desta sexta, com a manifestação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele poderá falar por até cinco horas.

Nesta quinta, a maioria dos ministros do STF rejeitou o desmembramento do processo, que fora pedido pelo advogado Márcio Thomaz Bastos. O requerimento foi negado por nove votos a dois. Com a decisão, ficou acertado que todos os réus devem ser julgados no STF.


O mensalão

O STF começou a julgar nesta quinta-feira o processo do mensalão, o maior escândalo político do governo Lula. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), o mensalão foi um esquema montado no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprar apoio de parlamentares e saldar dívidas de campanha com dinheiro não contabilizado, o chamado caixa 2.

A acusação entende que pelo menos quatro partidos – PT, PP, PL (hoje PR) e PTB – foram beneficiados com o esquema, além da contrapartida para empresários e funcionários de instituições financeiras.

Trinta e oito nomes são réus no processo, entre eles, o ex-ministro e deputado federal já cassado José Dirceu, o ex-deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson - que denunciou o esquema em 2005 -, e o publicitário Marcos Valério, que seria o responsável por fazer o transporte das propinas.

 A denúncia é referente aos crimes de corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e peculato.

Nenhum comentário: