Pesquisar este blog

sexta-feira, outubro 26

Ministério Público obtém interdição parcial de penitenciária de Montenegro


A Justiça de Montenegro acolheu pedido do Ministério Público e determinou a interdição parcial da Penitenciária Modulada Estadual do Município, proibindo ingresso de novos presos para qualquer um de seus módulos, enquanto o Estado não comprovar a conclusão das obras de reestruturação do sistema de tratamento de esgoto, de acordo com a legislação ambiental.

Penitenciária Modulada de Montenegro
A Polícia Ambiental da Brigada Militar encaminhou nesta semana para o Ministério Público um relatório de acompanhamento da situação nos últimos dois meses da Penitenciária, informando da grave situação existente no local. Observou-se que as obras para melhoria da estação de tratamento não haviam iniciado e a Brigada Militar constatou que o sistema de bombeamento dos dejetos para as lagoas de decantação não funciona de forma constante e contínua, de modo que o esgoto é despejado “in natura” (sem tratamento) em um córrego vizinho que desemboca no Rio Caí. Com estes problemas, o Ministério Público solicitou a interdição que foi acolhida pela Justiça.

O Promotor de Justiça Especializada de Montenegro, Thomás Colletto, já havia ajuizado ação sobre esse mesmo problema em 2008. A Penitenciária permaneceu interditada por um ano. Em 2010, foi celebrado acordo judicial, em que o Estado assumiu a obrigação de realizar melhorias na estação de tratamento de esgoto da casa prisional. Foi concedido prazo total de 450 dias para projeto, licitação e execução das obras. O prazo total concedido acabou em 2011.

Fonte: Site do MPRS

Nenhum comentário: