Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 16

Operação contra tráfico internacional de animais é realizada no RS e em SP


(Foto: Divulgação/Polícia Federal)


A Polícia Federal e o Ibama deflagraram na manhã desta terça-feira (16) uma operação contra o tráfico internacional de animais silvestres em Porto Alegre, Alvorada, Barão e Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, e em Piracicaba, São Paulo.

Investigações iniciadas há seis meses identificaram a conexão de uruguaios e brasileiros que comercializavam irregularmente pássaros de espécies variadas, algumas ameaçadas de extinção, e répteis, principalmente tartarugas tigre-d ’água.

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em residências, comércio e criadores não autorizados, além de prisões preventivas expedidas pela Vara Ambiental da Justiça Federal de Porto Alegre. Até as 10h30, a polícia informou a prisão preventiva de oito pessoas.

Segundo a Polícia Federal, os animais eram transportados em veículos comuns e comercializados no Brasil (RS e SP), no Uruguai e na Argentina. A investigação apontou ainda que alguns investigados do grupo também atuavam no tráfico de armas e munições do Uruguai para o Brasil.

Durante as investigações, a PF e o Ibama apreenderam mais de 400 pássaros e 30 tartarugas tigre-d ‘água. Informações repassadas através da Interpol às autoridades uruguaias resultaram na identificação de um cativeiro de aves em Montevidéu, de propriedade de um uruguaio que reside em Porto Alegre, investigado na operação denominada Pampa Verde.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: