Quinta feira é dia da semana no qual passo a manhã toda na Universidade. Hoje, ao final de cada uma das aulas, convidei meus alunos a ‘posarem’ para uma fotografia.
Disse-lhes que pretendia publicá-la aqui no Blog. A cada ano e a cada semestre, quando novas turmas eu ‘enfrento’ nas Universidades onde trabalho, faço questão de fotografá-los. E o faço por um motivo único: eles são a razões do meu entusiasmo e da minha alegria docente. Tornam bela a vida do professor. Através deles eu resgato a minha própria humanidade.
Pensando e escrevendo esse post aqui no Blog lembrei de consultar o livro de Moacir Gadotti, intitulado “Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido” que traduz, numa determinada passagem a insistência de Paulo Freire quanto à necessidade de reafirmar a estética como dimensão fundamental da tarefa de educar. Sobre esse tema, ele publica escrito de Paulo Roberto Padilha que diz:
“(...)a boniteza de ser professor está no fato de ser uma atividade desafiadora, cheia de cores, tempos e espaços diferentes. A vida do professor poderia ser dinâmica e bela se pudéssemos enche-la de jardins, de sons, de imagens, de sentimentos...se pudéssemos resgatar a beleza que temos em nós, seres humanos. Resgatar, na sala de aula a nossa humanidade”.
E, falando em estética, vale publicar as imagens dos meus caríssimos alunos.
Criminologia - 2º Semestre - 2010/2 - UCPel |
Direito Penal IV - 6º Sem. 2010/2 - UCPel |
Um comentário:
Mas que turma mais bonita essa de Direito Penal IV !!
Postar um comentário