Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 20

Crime militar: soldado da PM é preso no RS após se negar a cumprimentar sargento



Ato configurou crime de desrespeito à hierarquia militar, diz comandante.
Policial foi encaminhado aos cuidados da Justiça Militar de Porto Alegre.


Um soldado da Brigada Militar (BM) foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (18) em Carlos Barbosa, na Serra do Rio Grande do Sul, por crime de desrespeito à hierarquia militar. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da BM, major Flávio Martins, o policial se recusou a cumprimentar um sargento da corporação e, questionado sobre o motivo, respondeu de maneira ríspida.

A pena é de detenção de três meses a um ano. "A gente fica sentido, porque é um fato do relacionamento de duas pessoas que poderia ser resolvido com o diálogo, e que traz um problema para a instituição e para a vida funcional do policial militar. Ele ficará marcado por aquilo em sua ficha, pelo resto da vida", lamentou o major em entrevista ao G1.

De acordo com Martins, o fato aconteceu fora do ambiente da BM e os envolvidos estavam à paisana. Ainda assim, configurou-se o crime de desrespeito à hierarquia militar. "É um crime que visa à preservação da hierarquia e da disciplina. Só quem pode incorrer neste tipo de crime são membros das Forças Armadas, policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros", explicou.

Segundo o oficial, o fato ocorreu por volta das 20h em um ginásio de esportes de Carlos Barbosa. O suspeito estava com outras pessoas, alguns policiais também sem farda e outros civis. Um sargento da mesma fração da BM chegou ao local e cumprimentou com um aperto de mão quem estava lá. O policial não respondeu ao cumprimento.
"O sargento questionou o motivo, e ele teria respondido de forma desrespeitosa dizendo que não tinha obrigação. Ele demonstrou um desrespeito e uma desconsideração para com o sargento", declarou.

Durante o flagrante da prisão, foram ouvidos o soldado, o sargento e as testemunhas que estavam no local durante o crime. Em seguida, o suspeito foi encaminhado para os cuidados da Justiça Militar de Porto Alegre.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: