Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 24

Série da TV Senado explica mudanças no Código Penal



O Senado está debatendo um novo Código Penal para o país (PLS 236/2012). O conjunto de leis vai definir o que deixa de ser e o que passa a ser crime e as punições para cada caso. É a maior mudança na legislação penal em 72 anos.


De segunda a sexta-feira, o repórter Hermes Coelho vai detalhar os principais pontos do anteprojeto em análise pelos senadores, mostrar polêmicas e dúvidas. O usuário de drogas deve ser preso, tratado ou liberado para consumir? Em que casos o aborto pode deixar de ser crime? Quais as propostas para punir o preconceito contra as minorias?

A série sobre a reforma do Código Penal vai ao ar de segunda a sexta-feira, no Senado Agora, às 13h55, e no Jornal do Senado, às 21h.

Comissão Especial

A reforma do Código Penal vem sendo discutida no Senado desde outubro de 2011, quando foi instalada pelo presidente José Sarney comissão formada por 17 juristas, sob a presidência do ministro do STJ Gilson Dipp.

A conclusão desse trabalho foi entregue em junho deste ano, ao presidente do Senado, que instituiu comissão especial presidida pelo Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Os onze senadores titulares da comissão podem apresentar emendas ao projeto (PLS 236/2012) até o dia 4 de outubro e o prazo final para votação dos relatórios parciais é 5 de novembro. O relator-geral, senador Pedro Taques (PDT-MT), tem até 20 de novembro para apresentar o relatório final.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é 4 de dezembro, mas pode ser prorrogado.
A comissão especial já realizou duas audiências para discutir a proposta, uma com os juristas Gilson Dipp, José Muiños Piñeiro e Luiz Flávio Gomes e outra com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A proposta ainda deve passar pelo Plenário e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Polêmicas

Os 543 artigos do projeto elaborado pela comissão de juristas (veja o relatório final) tratam de temas ainda considerados polêmicos, como a descriminalização do plantio e do porte de maconha para consumo próprio; a punição a motoristas embriagados; a ampliação das possibilidades do aborto legal; a tipificação da eutanásia e a criminalização da homofobia.

A comissão especial de senadores também tem a tarefa de analisar, além do PLS 236/2012, 101 outros projetos de lei que tramitavam no Senado e que foram anexados à proposta de reforma.

Fonte: Agência Senado de Notícias

Nenhum comentário: