Pesquisar este blog

sábado, novembro 17

Patrulha tenta garantir cumprimento de medidas protetivas para mulheres



Iniciativa pioneira foi implementada pela Brigada Militar em Porto Alegre.
Patrulha Maria da Penha espera reduzir números de violência doméstica.

Mais de 40 mil mulheres em todo o Rio Grande do Sul já solicitaram medidas protetivas à Justiça em 2012. É a última alternativa para quem sofre com a violência dos companheiros. Mas uma iniciativa pioneira de fiscalização das medidas tenta prevenir crimes como assassinatos, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

A iniciativa da Brigada Militar foi batizada de Patrulha Maria da Penha. O atendimento é considerado pioneiro no país. Os policiais visitam as mulheres para fiscalizar se as medidas protetivas estão sendo cumpridas pelos ex-companheiros.

A ronda opera em quatro áreas de Porto Alegre com altos índices de violência. Desde que o programa foi implementado, 66 vítimas já receberam a visita da patrulha. Quinze delas foram consideradas casos graves e serão acompanhadas mais de perto.
“A Brigada vai preencher uma lacuna existente entre o pedido de medida protetiva pela vitima e o fiel cumprimento por parte do agressor”, afirma a coordenadora do projeto, Nádia Gehrhardt.

Com a patrulha, a Brigada Militar espera que não se repitam casos como o ocorrido com a empresária Edna Machado. Duas medidas protetivas e sete boletins de ocorrência por ameaça não foram suficientes para manter o ex-marido dela afastado.

Na última vez, o ex-marido ameaçou Edna no local de trabalho dela. A polícia foi chamada, mas o homem não foi preso.

“O policial disse que eu estava complicando as coisas. Solicitei cópia do boletim de atendimento, ele disse que eu não teria. E lá no boletim está escrito que eles já possuem processo na Justiça e foram orientados a procurarem seus direitos”, disse a empresária.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: