Dia 19 de maio é data reservada para comemorar o Dia do
Estudante do Direito. Aqui em Pelotas são muitos os estudantes que se dividem
entre as duas Universidades nas quais atuo como professora. Centenas de alunos freqüentam,
diariamente, o Curso de Direito da
Universidade Católica de Pelotas e, na mesma medida, cursam Direito na
Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.
Neste dia em que se festeja
o Acadêmico de Direito, faço, os alunos de ambas as Universidades – Federal e
Católica –, um convite: que tal
conhecermos um pouco mais sobre o que pensam os estudantes dessas universidades
acerca de temas como:
a)
Reconhecimento das relações homoafetivas: são
favoráveis ou não?
b)
Descriminalização do uso de drogas: são
favoráveis ou não?
c)
Descriminalização do aborto: são favoráveis ou
não?
d)
Diminuição da idade para imputabilidade penal:
são favoráveis ou não?
e)
Escolheram cursar direito por vocação?
f)
Estão certos da escolha que fizeram por cursar
direito?
g)
Qual a área de preferência no Direito?
h)
Entendem necessária a reforma da legislação
penal?
i)
Reconhecimento da pena de morte: favoráveis ou
contrários?
j)
Aumento do tempo da pena privativa de liberdade:
favoráveis ou contrários?
k)
Aumento do rol de crimes hediondos: favoráveis
ou contrários?
l)
Descriminação racial: uma realidade ou um mito?
m)
Outros...
A ideia é formar grupo de estudo e pesquisa em ambas as
Universidades – para os quais me coloco à disposição para coordenar, sem excluir outros professores – a fim escolhermos os temas que nos interessam para conhecermos e traçarmos um perfil do
pensamento desses estudantes. Para tanto, prepararemos um questionário, e
aplicaremos o instrumento, providenciando, depois, a tabulação dos resultados e
a divulgação dos dados, a fim de revelarmos as tendências de pensamento do
acadêmico de Direito, se mais conservadoras, moderadas ou progressistas.
A investigação também será útil para apurarmos o
conhecimento acerca de técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa,
ferramental próprio para a argumentação jurídica, através do desenvolvimento da
capacidade de analisar criticamente os dados empíricos coletados. Servirá, por
fim, para conhecermos e pensarmos sobre os anseios profissionais e as visões do
mundo dos futuros bacharéis.
Que tal? Espero que haja interessados em participar desse Projeto.
Quem estiver disposto ao trabalho deve encaminhar comentário aqui mesmo no
Blog, clicando no link comentário, aí na barra inferior, abaixo da postagem,
dando seu nome completo, período ou ano
que cursa e a Instituição (UCPel e
UFPel) a que pertence.
Aproveito a
oportunidade para abraçar a todos os acadêmicos de Direito, muito especialmente
os meus queridos alunos da UCPel e da
UFPel.
(Interessados podem encaminhar e-mail para anaclaudialucas@hotmail.com)
(Interessados podem encaminhar e-mail para anaclaudialucas@hotmail.com)
6 comentários:
Olá, professora! Gostaria de te parabenizar pela iniciativa da pesquisa, pois, como recém-graduada pela UFPel e integrante de grupo de pesquisa e especialização na UFRGS, vejo o quanto me fez falta esse tipo de incentivo durante a graduação o que, por vezes, ocorre pelo desinteresse dos próprios alunos. Em havendo um estímulo por parte dos professores, torna-se mais fácil e motivante aos estudantes adentrar no mundo da pesquisa que, aos poucos, vejo o quanto pode ser proveitoso e interessante. A reflexão está em falta no mundo acadêmico, pois noto que cada vez mais os alunos da graduação querem o que está resolvido, as súmulas, as jurisprudências consolidadas e não meios para que construam seu próprio pensamento acerca de um tema a fim de, quem sabe, formarem novo posicionamento sobre algo que parecia superado. O Direito, para evoluir, precisa da sociedade e de meios para que o conhecimento se concretize. Enfim, como tua ex (e eterna) aluna, parabenizo, mais uma vez, pela iniciativa de fomentar a construção de um pensamento, e não apenas a informação rápida e mais aceita - que, certamente, também é importante, pois pode servir de ponto de partida para a mudança, mesmo que essa seja radical e revolucionária. Parabéns pela professora que és, educadora, como grande parte dos professores na UFPel, principalmente no tão querido e escolhido pelos alunos "núcleo penalístico". Um beijo grande!
Obs.: Não precisa publicar o comentário aqui, visto que não respondi ao questionamento especificamente e não quero "bagunçar" a postagem; apenas queria deixar um recado para a sra.
Olá professora Ana Cláudia.
Meu nome é Angélica Almeida da Silva Vellar, e curso o 5º ano de Direito na Universidade Federal de Pelotas, no período noturno.
professora será que os formados, que se apaixonaram pela pesquisa depois de uma monografia orientada pela senhora, poderão participar?
Oi Professora. Eu me interesso em participar do grupo. Sou a Cláudia Schuster Pereira, do 6º ano-noite, sua orientada no TCC. Beijos.
Ótima iniciativa, professora! Atividades como essa acrescentam muito na nossa formação acadêmica, intelectual e moral!
Nome: Yanne Menezes Oliveira
Ano: 3º (matutino)
Instituição: UFPel
Ótima iniciativa, professora! Atividades assim fazem falta e acrescentam MUITO na nossa formação acadêmica, intelectual e moral!
Nome: Yanne Menezes Oliveira
Ano: 3º (matutino)
Instituição: UFPel
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