Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 9

Polícia Civil deflagra operação Kilowatt em combate a crimes contra a Administração Pública

 Nesta quinta-feira (09/01), a Polícia Civil desencadeou a Operação Kilowatt através da Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEFAZ/DEIC). A ação tem por objetivo o combate à prática de crimes contra a administração pública (peculato-desvio, corrupação ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros) e crimes licitatórios (fraude em licitação e superfaturamento de obras públicas). Cerca de 150 policiais participaram da operação, que é coordenada pelos delegados Joerberth Pinto Nunes e Daniel Mendelski Ribeiro.

Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências, e oito mandados de prisão temporária e afastamento de cargos públicos, bem como bloqueio de bens e ativos financeiros. 

O cumprimento das ordens judiciais foi realizado nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Ivoti, Campinas/SP e Limeira/SP. As investigações duraram cerca de um ano, sendo apuradas fraudes contra a administração pública, principalmente em obras públicas.
Segundo o delegado Joerberth, as investigações iniciaram a partir do repasse de informações do Departamento de Gestão do Conhecimento e Prevenção e Combate à Corrupção (Degecor), vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). 

O delegado Daniel Mendelski relata que uma das formas de fraude que ocorria era através de fiscais de obra que acabavam atestando a realização da obra licitada, levando o poder público a efetuar o pagamento correspondente, enquanto na verdade a mesma não havia sido realizada conforme o contratado. Um exemplo citado pelo delegado foi a contratação para troca de telhado de uma escola, sendo que a investigação verificou através de imagens aéreas que apenas o contorno do telhado havia sido modificado.

Durante a ação de hoje, foram apreendidos diversos documentos, agendas, celulares, duas armas, cerca de 50 mil dólares, e mais de 5 mil reais. Os documentos apreendidos serão analisados pelos policiais da Delegacia Fazendária. Também foi efetuada a prisão de nove pessoas, oito em razão de cumprimento de mandados de prisão e uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo.


Fonte: Site da Polícia Civil

Nenhum comentário: