Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 24

Exercícios de Fixação - Direito Penal IV


Para quem está se preparando para prova - Crimes contra a Vida


DIREITO PENAL IV – CRIMES CONTRA A VIDA – EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. EMANUEL contratou CLÓVIS E MURANO para que estes produzissem a morte da sua esposa CLAUDETE. Ambos pisloleiros atenderam ao pedido de EMANUEL, e em dia combinado, mataram a vítima de emboscada. Por qual crime devem responder os agentes:

(A)    Homicídio simples, para todos os agentes;
(B)    Homicídio duplamente qualificado, em relação a todos os agentes;
 (C)    Homicídio duplamente qualificado, os pisloleiros, e homicídio simples, o marido Emanuel;
(D)   Homicídio duplamente qualificado, para todos os agentes;
(E)    Nenhuma das assertivas corresponde ao enunciado.

2. AMÉRICO VESPÚCIO, conhecendo sua condição de portador de doença sexualmente transmissível, incurável, mantém com ANASTÁCIA FIGUEIRINHA, atos sexuais diversos, com a intenção de transmitir-lhe a doença, o que de fato ocorre Neste caso há crime de:

(A)    Perigo de contágio de moléstia grave;
(B)    Perigo de contágio de doença sexualmente transmissível qualificada;
(C)    Lesão Corporal Grave;
(D)   Perigo para a vida ou para a saúde de outrem;
(E)    Nenhuma das assertivas corresponde ao enunciado.

3. Sobre os crimes contra a vida assinale a alternativa correta:

a)       O legislador definiu a pena nos mesmos patamares tanto para o homicídio culposo previsto no Código Penal quanto para o homicídio culposo na direção de veículo automotor;
b)      O aborto é legalmente permitido quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante ou se a gravidez resultar de estupro, desde que na segunda hipótese conte com a anuência da gestante;
c)       Aquele que por brincadeira, desconhecendo qualquer alteração no estado de ânimo no seu irmão, sugere que esse ponha fim a própria vida, o que vem a acontecer, responderá pelo delito de instigação a suicídio;
d)      O crime de aborto culposo é atípico.

4.  Américo, após limpar a sua arma, deixa-a municiada sobre uma mesa de sua      residência. Ao sair de casa, lembra-se que não colocou o revólver em local     seguro, longe do alcance de seu filho Pafúncio, que tem 12 anos de idade.        Apesar disso Américo não retorna para guardá-la, tendo em vista que o menino           encontrava-se na escola, e só retornaria depois da volta de Américo ao lar,        circunstância essa que o levou a crer que nenhum resultado lesivo poderia             ocorrer. Pafúncio, contudo, volta da escola mais cedo e, movido pela     curiosidade, vem a manusear o revólver gerando um disparo acidental, que o    atinge letalmente. Américo está sendo processado pelo homicídio culposo do   filho, e você foi contratado para oferecer a sua defesa. Qual a tese que você    utilizaria capaz de excluir a responsabilidade penal de Américo? Indique o       dispositivo legal pertinente.

     5. Sujeito que induz sua namorada adolescente (16 anos), que dele estava    grávida, a tomar medicamentos para abortar o feto, o que efetivamente vem a ocorrer, responderá pelo crime de:

a)       Auto-aborto, como partícipe – Art. 124, 1º. Parte;
b)      Aborto com o consentimento da gestante – Art. 126;
c)       Consentimento para o aborto – Art. 124, 2º. Parte;
d)      Não comete nenhum crime, eis que não realizou qualquer conduta material de aborto.

      6.   Paulão Maula, logo depois de prolongada e acalorada discussão com Manduca                        Pires, desfere contra o mesmo, com “animus necandi” vários golpes de facão, vindo a produzir-lhe a morte. O Ministério Público oferece denúncia por crime         de homicídio duplamente qualificado, por crueldade e motivo fútil (art.121,        parágrafo 2o, inciso II e III).  Suponha que você foi contratado para fazer a   defesa de Paulão Maula.  Tecnicamente, qual (ais) a(s) tese(s) que você utilizaria            para minimizar a responsabilidade penal de Paulão Maula? Explique.
5. Marque “F” ou “V”:

A)      Em algumas hipóteses é possível haver o concurso de privilegiadora e qualificadora no crime de homicídio;
B)       O crime de participação em suicídio admite a forma tentada;
C)      No crime de homicídio mediante paga ou promessa de recompensa, só responde na forma qualificada aquele que executou o ato de matar. O mandante responde pela figura simples de homicídio;
D)      Consuma-se o crime de participação em suicídio, exclusivamente, com a morte do suicida;
E)       A mãe que mata filho adolescente, sob impacto do estado puerperal, não comete o crime previsto no artigo 123, pois neste só pode ser vítima o neo nato (recém nascido) ou o nascente (aquele que está para nascer);

7. Qual o crime que comete o agente, que contra mulher visivelmente grávida, desfere contra ela violenta pontapé, vindo a produzir-lhe lesões corporais e aborto? Explique.

9. Elabore uma situação hipotética que caracterize o crime do artigo 121, parágrafo segundo, inciso V.

9.  Assinale a(s) alternativa(s) correta(s), e proceda na correção das que estiverem incorretas:

a) É possível tentativa de crime de homicídio culposo quando o autor, dirigindo imprudentemente seu veículo, quase atropela um pedestre, o que não vem a ocorrer apenas porque o transeunte dá um pulo, afastando-se do carro.

CORREÇÃO:

b) Não é possível a participação em crime de Infanticídio, uma vez que o estado puerperal, condição de caráter pessoal da mãe, não pode ser aproveitado pelo partícipe. Desse modo, responde, ele, por homicídio.

CORREÇÃO:

c) O aborto, quando praticado por enfermeira, em situação em que não havia outra forma de salvar a vida da gestante, não pode ser considerado legal (art. 128, inciso I), mas poderá ser excluída a ilicitude pelo reconhecimento do estado de necessidade.

CORREÇÃO:

10.  Gardênio, conduzindo pelas ruas da cidade seu cão pitbull de nome Maurílio, por um descuido, o  deixou escapar da guia que o segurava, de modo que Maurílio veio atacar uma criança que andava de bicicleta na calçada, produzindo-lhe diversas mordidas que a conduziram ao óbito. A família da criança pretende ver Gardênio processado criminalmente pelo seu comportamento. Qual o crime que você, na condição de promotor, indicaria em sua denúncia? Explique.

11. Na hipótese de reconhecimento de crime qualificado privilegiado, este continuará sendo considerado hediondo? Por quê?

12.  A prática da eutanásia, ou seja, a morte compassiva, misericordiosa ou piedosa, em que um mata outro para poupá-lo de intenso sofrimento, a seu pedido, serve como exemplo de qual modalidade delituosa?

13. Qual o crime que pratica o sujeito que, desejando produzir a morte de alguém, contrata os serviços de um pistoleiro, mediante o pagamento de determinada quantia, que realiza o “serviço”, produzindo a morte da vítima com um disparo de arma de fogo?

14. É possível concurso de agentes no crime de Infanticídio? Qual a responsabilidade criminal do agente que, junto com a mãe, produz a morte do neonato ou nascente?

15. Em se tratando de mulher menor de idade, que consente para o crime de aborto, qual deverá ser a responsabilidade criminal do agente do crime?

16. Para os que defendem poder pessoa do sexo masculino ser condenada por crime cometido sob influência do estado puerperal, fenômeno próprio e peculiar a mulheres, a justificação será:

a)       porque homem e mulher concorrem para o fenômeno do puerpério, sendo injusto considerar a atenuação em relação à mulher e dela isentar o homem co-autor;
b)      porque sendo o estado puerperal uma circunstância elementar do crime, comunica-se ao co-autor;
c)       porque sendo o estado puerperal uma circunstância pessoal de um dos agentes do crime, comunica-se, obrigatoriamente, ao co-autor;
d)      porque o co-autor, nestes casos, é o pai do neonato ou do nascente e, assim, a circunstância se comunica dada as regras que informam o crime próprio.

17. A mulher pratica violento esporte, mesmo prevendo que poderá vir a abortar. Acredita, firmemente, que tal não ocorrerá, vez que deseja  intensamente ser mãe. Infelizmente, o aborto acontece, em razão da prática constante da modalidade esportiva, pela mulher. O elemento subjetivo que informou o comportamento da mulher, na produção do resultado “morte do feto” à mulher é o(a):

a)       dolo direito;
b)      dolo indireto;
c)       culpa inconsciente e o fato é típico;
d)      culpa consciente, mas o fato é atípico.

18. É indispensável  para a configuração do homicídio qualificado pela traição:

a)       que o golpe tenha acerto à vítima nas costas;
b)      a surpresa do golpe;
c)       ter o agente alguma relação de confiança com a vítima;
d)      nenhuma está adequada.

19. Para a consumação do crime de aborto é necessário:

a)       a expulsão do produto da concepção;
b)      a morte do feto, com ou sem expulsão;
c)       a morte do feto dentro do útero materno;
a morte do feto fora do útero materno

20. Descreva uma situação que evidencie a prática de crime de participação em suicídio, envolvendo, como autor, um sujeito de 23 anos e, como vítima, um menino de 15, dando a adequação típica pertinente ao caso por você criado.

21. Stélio Natário é contratado por Roque Rosquinha para produzir a morte de Danilo Danado.  Para tanto, lhe promete a quantia de R$ 1.000,00 (hum mil reais).  Stélio Natário, em atenção ao prometido a Roque Rosquinha, ateia fogo em Danilo Danado, produzindo-lhe a morte. Pergunta-se: Qual(ais) o(s) crime(s) praticado(s) por Stélio e Roque?

22.  É possível haver concurso de pessoas em crime de Auto Aborto na modalidade em que a gestante pratica, nela mesma, as manobras abortivas? Explique.

23.. Marque “V” para as assertivas verdadeiras e, “F”, para as falsas. Não rasure!

a) No homicídio mediante paga ou promessa de recompensa responde pela figura qualificada tanto quem executa a morte, quanto quem a encomenda (     );
b)Não se admite concurso de agentes no crime de Infanticídio (    );

Nenhum comentário: