Pesquisar este blog

domingo, outubro 7

Eleições municipais: condutas vedadas são flagradas neste domingo


Nem todos os eleitores que saíram de casa para votar neste domingo seguiram as regras previstas na Lei Eleitoral. Distribuição de panfletos e santinhos, prática conhecida como boca de urna, são algumas das condutas vedadas que foram flagradas. Esses eleitores acabaram detidos. Isso mostra que a Brigada Militar e os Promotores Eleitorais estão atentos em todo o Estado.

O Gabinete de Assessoramento Eleitoral do Ministério Público, de plantão na sede da Instituição, em Porto Alegre, já fez até às 13h deste domingo, 166 atendimentos a Promotores Eleitorais e, ainda, a eleitores que ligaram para denunciar ilícitos eleitorais.

Para se ter uma ideia e ilustrar as irregularidades cometidas até agora, em São Leopoldo, seis pessoas foram detidas. A última foi uma mulher que estava com material de campanha próximo a uma escola. A Promotora Eleitoral Débora Rezende Cardoso frisou que o número de telefonemas denunciando boca de urna é grande.

Quatro pessoas também foram detidas por boca de urna em Itaqui. Cabos eleitorais de candidatos a vereador foram flagrados espalhando santinhos pelo chão. O Promotor Mateus Stoquetti de Abreu ainda se deslocou até a cidade próxima de Maçambará para averiguar denúncia de transporte de leitores, mas a notícia não se confirmou.

Em São Gabriel, a Polícia identificou 39 pessoas dentro de uma casa e apreendeu camisetas de um partido político e dinheiro. Todas portavam um ticket com carimbo de um escorpião para adquirir o material. Ainda foram encontrados miguelitos para furar pneus em frente a um local de votação. A Promotora Ivana Battaglin esteve na Delegacia de Polícia para apurar eventual crime eleitoral.

Em Pelotas, o Promotor Décio Luís Silveira da Mota confirmou o registro de muitas denúncias na Promotoria Eleitoral. A maioria de carros adesivados com propaganda política próxima aos locais de votação. Quatros pessoas foram detidas pela Brigada Militar distribuindo material de propaganda eleitoral próximo a escolas.

Em Alvorada, 50 pessoas foram detidas até agora por fazer boca de urna. A Brigada Militar levou todas para o salão do júri, no Fórum. A Promotora Rita Conde Soeiro de Souza anunciou que os detidos serão ouvidos em audiências ao longo da tarde.

Na Capital, uma mulher foi flagrada entregando santinhos de um candidato em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, em horário de intensa movimentação de eleitores.

Fonte: Site do MPRS

Nenhum comentário: