Pesquisar este blog

terça-feira, abril 9

MP pede interdição do presídio de Bento Gonçalves, RS



Medida tem como base a superlotação do local e inspeção dos bombeiros.
Se deferido, apenados serão transferidos para outro estabelecimento.

O Ministério Público pediu a interdição total do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, no final da tarde desta segunda-feira (8). 

A medida adotada tem como base a superlotação do local e a inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros, que apontou falhas a respeito de extintores, sistema hidráulico e saídas de emergência. Se a Justiça determinar a interdição, os apenados terão de ser transferidos para outro estabelecimento a cargo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Segundo o promotor de Justiça Gílson Borguedulff Medeiros, a comunidade do município corre riscos em caso de fugas, rebelião e/ou incêndio, já que o presídio fica em uma área central da cidade. Em janeiro de 2012, o MP já havia peticionado a interdição do local, dando conta da falta de estrutura e de condições para a execução da pena na penitenciária.

Um inquérito civil tramita na Promotoria de Justiça de Bento Gonçalves com o objetivo de construir uma nova casa prisional na região. “Entendo que a omissão, a falta de soluções reais, não apenas paliativas, é censurável, lamentável e violadora de direitos humanos, em que pese o esforço do Poder Judiciário e do Ministério Público solicitando a solução do problema, há muitos anos”, ressalta o promotor.

O delegado penitenciário Roni Everton Pacheco disse que ainda não sabia do pedido do MP e que irá se manifestar somente depois de se informar sobre o assunto.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: